Professores Hidelbrando Soares e Dárcio Teixeira são reconduzidos à Reitoria da Uece

6 de fevereiro de 2025 - 15:46

 

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) segue construindo a sua história. Com quase 50 anos de fundação, a instituição dá início ao seu 15º reitorado, com a recondução dos professores Hidelbrando dos Santos Soares e Dárcio Ítalo Alves Teixeira aos cargos de reitor e de vice-reitor, respectivamente. A cerimônia de posse foi realizada nesta quarta-feira (5), no Auditório Central, campus Itaperi, com transmissão ao vivo pelo canal da Uece no YouTube.

Os docentes foram gestores da Uece entre os anos de janeiro de 2021 a janeiro de 2025; e foram reeleitos para novo reitorado, de 2025 a 2029, por meio de processo eleitoral inédito na instituição, em que, pela primeira vez, houve somente uma chapa candidata. Professor Hidelbrando e professor Dárcio foram nomeados por ato do governador do Ceará, Elmano de Freitas, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), de 13 de janeiro de 2025.

Na mesa principal da solenidade, estavam presentes os gestores a serem reconduzidos; a secretária da Secitece, Sandra Monteiro; os ex-reitores da Uece, Claúdio Régis Quixadá, Jackson Sampaio e Josete Sales; o reitor do IFCE, Wally Menezes; a reitora da UVA, Izabelle Mont’alverne; a vice-reitora no exercício da Reitoria da UFC, Diana Azevedo; a vice-reitora da Urca, Maria do Socorro Lopes; e a decana da Uece, representando os diretores de centros, faculdades e instituto, a diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Lúcia Duarte. “A mesa mais ‘magnífica’ vista nos últimos tempos”, como frisaram os professores Hidelbrando e Dárcio.

No auditório lotado, estavam também presentes outras autoridades, de Fortaleza e do interior do Ceará, amigos, professores e servidores da instituição, além de familiares dos gestores reconduzidos, como a mãe do reitor, D. Carminha, a esposa Clézia Leite, filhos, irmãos e afilhado; a esposa do vice-reitor, Elizabeth Saraiva, sua filha Maria, além da irmã e do cunhado.

Diante de todos, na ocasião, o ato de recondução foi realizado. Após assinatura do livro de posse, professor Hidelbrando Soares recebeu as simbólicas borla e murça, das mãos da ex-reitora Josete Sales e da decana Lúcia Duarte. A murça de cor branca representa todas as áreas do conhecimento, a união dos saberes e assinala a mais alta autoridade universitária. A borla da cor branca simboliza, assim como a murça, a soma de todo o conhecimento humano. Na sequência, professor Dárcio Teixeira recebeu, do reitor Hidelbrando Soares, a borla verde, símbolo que representa o poder temporal ao cargo de vice-reitor. Com a finalização do ato, os gestores devidamente reconduzidos à Reitoria da Uece foram aplaudidos de forma calorosa pela plateia e cumprimentados pela ‘magnífica’ mesa.

Felizes e sob forte emoção, reitor e vice-reitor discursaram, agradeceram pela presença de todos, pelo voto de confiança da comunidade da Uece para mais quatro anos de gestão; e, aos familiares, agradeceram o amor, o companheirismo, a compreensão e os ensinamentos. Professor Hidelbrando exaltou o que aprendeu com os pais.

“Quero aqui fazer uma fala para os meus, Adão Soares (in memoriam) e a minha linda mãe Carminha. Eu tenho um orgulho danado e tive uma sorte danada de ter nascido desse casal. Sou um homem de sorte por ser filho desse casal. Lá em casa [em Canindé-CE], o amor e a espiritualidade franciscana sempre foram a base da relação familiar e sempre tivemos aprendizado pelo exemplo. O meu pai foi agricultor até os 24 anos, depois se tornou um comerciante, aliás, um bodegueiro. Aprendi com ele o valor do trabalho, da honestidade e também uma dimensão de solidariedade, de empatia. E também aprendi com ele a negociar, um aprendizado que levo para a vida toda. Se eu tenho algum talento gerencial, de gestor, de reitor, eu devo ao que aprendi com o meu pai na arte de negociar. Então, seu Adão, que está no céu nos ouvindo, obrigada por tudo!”.

Após uma breve pausa emocionada, continuou: “Com a minha mãe, agricultora na infância, uma mulher que queria ter uma arte, e foi atrás. Virou bordadeira fina e depois veio para Fortaleza porque queria o diploma de costureira. E ela conseguiu! Se tornou costureira lá na juventude. E com essa mulher eu aprendo todo dia, sobre a empatia aos mais vulneráveis, a coragem e a alegria para enfrentar a vida como ela é. Com os meus pais, aprendi que a gente faz a coisa certa porque é o certo, não porque vai dar certo”, compartilhou o reitor, que deu continuidade ao discurso falando de sua felicidade pelo importante dia.

“Hoje é um dia de muita alegria, estou muito feliz. O maior gesto de carinho sentido hoje, nesse importante momento, é a presença de vocês. Como temos amigos nessa jornada! É muito importante saber que temos essas pessoas do nosso lado”, comemorou o professor Hidelbrando, acrescentando que essa foi uma eleição marcante em suas vidas e na história da Uece; que, mesmo sendo chapa única, a comunidade universitária foi às urnas virtuais para votar. “Primeira eleição na história da Uece com chapa única. Dos votantes, 89% dos professores confirmaram pela nossa continuidade; 77,6% dos nossos servidores técnico-administrativos confirmaram nossa recondução; e 73,5% dos estudantes votaram pela nossa permanência na Reitoria. Então, Dárcio e eu somos muito gratos por esse voto de confiança dado pelo coletivo, pela comunidade acadêmica da Universidade Estadual do Ceará”, agradeceu o reitor.

Após quatro anos de gestão, o reitor Hidelbrando Soares não se diz cansado. Pelo contrário, diz estar ainda mais disposto e preparado para lutar pela Uece. “O sentimento que tenho nesse exato momento é de uma energia profundamente renovada, com o entusiasmo renovado. Estou com uma vontade muito grande de fazer muito mais… e agora com uma vantagem, eu tenho experiência alargada, e essa experiência é um ativo ao meu favor”. Falou também sobre a esperança e a coragem necessárias para ser um gestor. “A coragem de produzir uma transformação social a partir da sua ação como instituição e/ou como cidadão”. E, ainda, sobre o papel e a importância da universidade pública e do compromisso com ela assumido:

“A universidade pública deve ter como meta o bem comum. Não podemos esquecer que a universidade foi criada para estar à frente da sociedade, para construir cultura, para ser vanguarda da história. A universidade precisa estar à frente do seu tempo. Não é uma tarefa fácil, mas necessária. A universidade pública tem e precisa continuar tendo um compromisso inarredável com a democracia, com a justiça social, ambiental e com a transformação social”, finalizou o reitor. Com isso, destacou os desafios da Uece como universidade pública e a necessidade da luta contínua. “Essa luta institucional deve ser nosso guia, e lugar de unidade, com a determinação de sermos uma Universidade Pública politicamente responsável, socialmente inclusiva, ambientalmente sustentável e de excelência acadêmica”. O reitor finalizou seu discurso compartilhando sete grandes metas da gestão:

I. Consolidar a Política de Expansão e Interiorização iniciada em 2022;
II. Ampliar a Assistência Estudantil;
III. Recompor a força de trabalho docente e dos servidores técnico-administrativos;
IV. Ampliar a pós-graduação stricto senso no interior do Estado;
V. Expandir de requalificar a infraestrutura universitária;
VI. Contribuir para implantação da rede de cooperação e integração das Universidades Estaduais e a rede pública estadual de Saúde e dos Hospitais Universitários do Ceará;
VII. Tornar a Uece uma universidade mais sustentável e alinhada efetivamente aos objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

O vice-reitor reconduzido, professor Dárcio Teixeira, entre muitos agradecimentos, também ressaltou a família. “A minha família é meu alicerce, que me acompanha com amor, paciência e incentivo incondicional. Sem vocês, cada conquista teria um brilho menor e cada desafio seria ainda mais árduo”.

No mesmo sentido do que disse o reitor, professor Dárcio se mostrou preparado para o próximo quadriênio. “Ser reconduzido a esta função por mais quatro anos é uma honra que carrego com humildade e compromisso. É a certeza de que estamos no caminho certo, mas também o reconhecimento de que há muito ainda por fazer. Os desafios são grandes, mas a vontade de trabalhar e o compromisso com a nossa universidade são ainda maiores”.

O vice-reitor finalizou seu discurso enfatizando o seu compromisso com a instituição. “Reafirmo, diante de todos vocês, meu compromisso com o fortalecimento da Uece, com a busca incessante pela excelência acadêmica, com a valorização de nossa comunidade universitária e com o desenvolvimento da educação pública no estado do Ceará. Juntos, com união e dedicação, seguiremos construindo uma universidade cada vez mais forte, inclusiva e inovadora”, enfatizou o professor Dárcio Teixeira.

A secretária Sandra Monteiro parabenizou os gestores recém-empossados, destacando a excelência e o sucesso da dupla no primeiro reitorado. “Parabenizo a primeira gestão, parabenizo a reeleição, que tem muito a ver com o sucesso obtido e com a compreensão da comunidade de que foi possível ser feito algo de excelência e que será continuado. Isso é de extrema importância para a expansão da educação superior, imprescindível para os projetos que se articulam com demandas da sociedade, com áreas estratégicas do estado do Ceará… Essa excelência, como instituição pública representativa no Norte, Nordeste e Centro-Oeste por mais de uma década, não é tarefa fácil, mas é resultado de todo o esforço dessa comunidade da Uece e de seus gestores. Quero novamente parabenizar e agradecer pela parceria e comprometimento. Desejo uma gestão de sucesso, tão grande quanto a primeira. Parabéns!”, finalizou a secretária.

Todo o evento foi abrilhantado com o som de Marcílio Lima, no teclado; Samuel Sampaio, no acordeom; e William Ciríaco, no sax. A cerimônia contou também com interpretação em Libras.