Professores fazem curso de aperfeiçoamento em Moscou e trazem idéias para o Centro Esportivo da UECE

16 de fevereiro de 2009 - 15:27 #

Os professores Neídes Nobre e Adriano César Loureiro, do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Ceará (UECE), retornaram de Moscou trazendo na bagagem novas idéias que serão absorvidas, principalmente, no moderno Centro Esportivo, cujas obras de construção deverão ser iniciadas ainda em 2009. Os professores da UECE integraram o grupo de 20 brasileiros (quatro cearenses), de diferentes Estados, que foram a Moscou participar do curso de “Aperfeiçoamento em Treinamento de Alto Rendimento Esportivo”, realizado pela Universidade Estatal  da Rússia de Educação Física, Esporte e Turismo.

Dona de uma política esportiva eficiente, além de ter uma das maiores federações olímpicas do mundo, a Rússia mostrou ao grupo brasileiro como foi construída a história de um país que investiu em esporte e o retorno desse trabalho foi acumular vitórias. Na universidade que abrigou os brasileiros para o Curso de Aperfeiçoamento, conta hoje, com cerca de 5 mil estudantes de Educação Física vindos de todas as partes do mundo. Uma das tarefas da programação do treinamento foi conhecer os laboratórios russos de Biomecânica, Fisiologia do Exercício, Bioquímica do Exercício, Avaliação da Capacidade Motora, além da estrutura da Universidade Estatal, tendo em vista que toda modalidade esportiva conta com ginásio coberto e laboratórios diversos.

Segundo informações do prof. Adriano Loureiro, da UECE, a Universidade Estatal onde o grupo fez o Curso de Aperfeiçoamento conta com uma Biblioteca Especializada com mais de 600 mil volumes à disposição dos alunos. A maior parte dos livros é online. O prof. Neídes Nobre destacou que é dessa Universidade Estatal de onde saem os maiores cientistas da área de esportes do mundo, dentre os quais Matvecv, Platonov, Verkashanski. Segundo Neídes, todos eles seguem a Teoria Geral da Organização do Treinamento Esportivo, envolvendo diferentes modalidades, como Atletismo, Levantamento Olímpico, Natação, Treinamento de Força e Treinamento para Esportes Coletivos (Basquete, Futebol de Campo, Futsal, Vôlei e Handebol).

Os professores Neídes e Adriano informam que pretendem fazer o dever de casa do que observaram e aprenderam na Universidade Estatal Russa. Vão dar a sua cota de contribuição para a construção do Centro Esportivo da UECE. Eles podem sugerir idéias e tipo de material específico a serem utilizados na construção de pistas de atletismo, piscinas para prática de natação, salas para várias modalidades de ginástica, ginásio coberto, além de equipamentos eletrônicos. Ao se referir ao curso de graduação de Educação Física, primeiro lugar na última avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), prof. Neídes, que coordena o curso de Educação Física, destacou que o Centro Esportivo da UECE vai poder atender a comunidade acadêmica e público externo, oferecendo serviços nas áreas de esporte, qualidade de vida, lazer, estética, treinamento esportivo, entre outras modalidades.