Professores e tutores da Biead trocam experiências com pesquisadora portuguesa

31 de março de 2014 - 18:52

Professores e tutores do Curso de Ciências Biológicas a Distância, a BioEaD, da Universidade Aberta do Brasil, por intermédio da Universidade Estadual do Ceará (UAB/UECE), trocaram experiências, via web conferência, com a professora Adelina Moura, da Universidade do Minho, de Portugal, sobre “Sala de aula invertida” –  flipped classroom, termo mais conhecido em língua inglesa).

O intercâmbio aconteceu na  durante reunião do grupo de estudos, quarta-feira, dia 26, na Secretaria de Apoio de Tecnologias Educacionais (SATE), no Campus do Itaperi.

A professora Adelina Moura tem Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa (Universidade do Minho) e desenvolve pesquisas sobre Web 2.0, Mobile Learning, Podcasts, Jogos e APPs em contexto educativo e Flipped Classroom. Participou em diversos projetos eTwinning e coordenou, no triênio 2010/2013, o projeto Connecting Classrooms (BritishCouncil).

Na web conferência foram abordados os principais conceitos relacionados à Sala de Aula Invertida, que é uma ferramenta de ensino que permite combinar a aprendizagem online com a aprendizagem presencial por meio da pedagogia de projetos.

Os Professores, tutores e pesquisadores ligados ao Grupo de Estudos “Ferramentas híbridas de EaD- FHEAD analisam a possibilidade de estabelecer parceria internacional com o projeto eTwinning: Let’s flip together, do qual a professora Adelina Moura faz parte, e que visa auxiliar estudantes secundaristas de toda a Europa na aprendizagem da língua Inglesa e Francesa, utilizando os recursos e peculiaridades da Sala de Aula Invertida. De acordo com a professora Adelina, os resultados são promissores, e mostram a melhora no rendimento dos alunos.

“Nossa expectativa é poder aplicar esses conceitos junto aos nossos estudantes da licenciatura em Ciências Biológicas EaD, contribuindo para melhorar as técnicas de ensino dos nossos futuros professores de Ciências e Biologia”, informou a professora Germana Costa Paixão, coordenadora do Curso de BioEaD UECE/UAB e líder do grupo de estudos FHEaD.

Maiores informações sobre o Grupo de estudos Ferramentas híbridas de EaD no Curso de Ciências Biológicas podem ser obtidas no blog do Curso de Ciências Biológicas