Professores e estudantes da Uece participam do VIII FPMat, em Teresina-PI

12 de dezembro de 2023 - 11:10

Integrando as discussões nacionais sobre a formação inicial de professores que ensinam Matemática, docentes e discentes da Universidade Estadual do Ceará (Uece) participaram, entre os dias 30 de novembro de 2 de dezembro de 2023, do VIII Fórum Nacional de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática (VIII FPMat), evento realizado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI), em Teresina/PI.

Compuseram a comitiva as professoras Ana Carolina Costa Pereira (CCT/Uece), Antonia Naiara de Sousa Batista (CCT/Uece), Luiza Maria Morais Lima (Fecil/Uece) e o professor Carlos Ian Bezerra de Melo (Fecli/Uece). Além desses, participaram também estudantes do curso de licenciatura em Matemática do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT/Uece), doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/Uece) e professoras colaboradoras da Seduc e do IFCE.

O evento teve como tema “Políticas Nacionais de Formação de Professores que Ensinam Matemática: Reflexões, Desafios e Proposições”, e contou, em sua programação, com mesa-redonda, palestra, grupos de discussão e apresentação de trabalhos. A comitiva da Uece destacou-se com o quantitativo de oito trabalhos apresentados.

“O diálogo entre os pesquisadores de todo o Brasil, que investigam e debatem a formação inicial de futuros professores de matemática em seus diversos enfoques (como os conhecimentos próprios do docência em Matemática, a identidade e o desenvolvimento profissional, os currículos, os formadores, os temas transversais, entre outros), certamente enriquecerá a prática de formação docente em Matemática na UECE. Especialmente no contexto de reformulação curricular e de abertura de um novo curso nessa área do conhecimento, no recente campus da Uece em Aracati”, destacou o professor do curso de Licenciatura em Matemática da Fecli/Uece e diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática Regional do Ceará (SBEM-CE), Carlos Ian Bezerra de Melo.

Na oportunidade do VIII FPMat, as docentes da Uece, Ana Carolina Pereira e Luiza Maria Lima realizaram visita técnica às instalações dos Laboratórios de Ensino e Modelagem Matemática (LEM) do IFPI, campus Teresina. Também esteve presente a professora Ana Claudia Pinheiro, responsável técnica do Laboratório de Ensino de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Sobral.

A visita foi acompanhada pelo professor Fábio de Sousa, docente do IFPI, que fez uma explanação sobre o acervo técnico e a proposta de trabalho de implantação e uso do ambiente. O IFPI possui duas salas para o LEM: uma direcionada a práticas de ensino, espaço utilizado por bolsistas, monitores e discentes em geral para estudo, pesquisa e aulas laboratoriais e uma outra, mais destinada a pesquisa, produção digital, prototipagem, sendo também um espaço onde ocorrem aulas de disciplinas como Geometria Plana e Estruturas Algébricas.

De acordo com a professora Ana Carolina, por ocasião da visita ao Laboratório de Ensino e Modelagem Matemática, Campus Teresina, foi possível conhecer um ambiente idealizado para vivenciar a construção e/ou modelagem de conceitos e teoremas, acesso a materiais produzidos, espaço de estudo e a prototipagem de materiais com a impressora 3D.

“Muito importante conhecer o Laboratório de Matemática na concepção dos IFs, visto que conseguem uma integração com laboratórios de tecnologia industrial e digital que contribuem na modelagem de objetos matemáticos com mais amplo alcance desses modelos, além de integrar o aluno com processo de patente e startup. Dessa forma, o licenciamento tem em seu processo de formação, além do conteúdo e a didática, a possibilidade de produção material e construção de pequenos negócios”, ressaltou a professora Ana Carolina, que é também coordenadora do Laboratório de Matemática em Ensino (LABMATEN) e líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM), da Uece.

“A visita técnica proporcionou, além de troca de informações e diferentes visões acerta dos LEM, novas ideias e propostas que futuramente podem ser aplicadas nos Laboratórios de Matemática da Uece”, concluiu a docente.