Professores da Uece/UAB são homenageados em solenidade da Assembleia Legislativa

1 de dezembro de 2021 - 15:48 # # # #

A Assembleia Legislativa realizou, na tarde da última segunda-feira (29/11), sessão solene em homenagem aos 15 anos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Ceará.  Na ocasião a Uece/UAB se destacou, com quatro homenageados. Os professores Fábio Castelo Branco, Eloisa Vidal, Germana Paixão e Virgínia Cruz foram reconhecidos, respectivamente, nas categorias coordenação geral, coordenação geral adjunta, coordenação de curso e coordenação de polo.

A solenidade foi realizada atendendo a requerimento do presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Queiroz Filho (PDT). Ele destacou a importância da ampliação e interiorização do ensino superior proporcionada pela UAB, especialmente na formação de professores e na educação continuada.

Compuseram a mesa de abertura, além do deputado Queiroz Filho; o Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda; o reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Hidelbrando Soares; a Secretária de Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha; a coordenadora do polo Uece/UAB de Beberibe, professora Virgínia Cruz; o coordenador geral de inovação em ensino a distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Alexandre Marques; e a presidenta do Fórum Estadual de Educação e professora da Uece, professora Ciza Viana.

Para o reitor da Universidade Estadual do Ceará, Hidelbrando Soares, a UAB “é um programa exitoso na inclusão de estudantes de diversos municípios que têm acesso ao ensino superior por meio da educação a distância, o que não seria possível presencialmente. A interiorização é uma grande marca da UAB, que tem um impacto muito positivo e desempenha um papel verdadeiramente transformador na vida de estudantes, de professores e de coordenadores”. Dentre as universidades estaduais e municipais do Brasil que ofertam cursos EaD, a Uece é a primeira colocada em número de cursos ofertados e a segunda colocada em número de alunos matriculados em cursos em 2021, segundo relatório emitido pela Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM).

A professora Virgínia Tavares Cruz, que falou por todos os homenageados, agradeceu pelo reconhecimento destacando que a Universidade Aberta do Brasil contribui com a economia dos municípios e transforma a vida dos cearenses.

Sobre a UAB

O sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi criado em 2005, através do decreto No. 5.622, posteriormente revogado pelo decreto No. 5.800 que dispõe sobre a criação da Universidade Aberta do Brasil, com o objetivo de ampliar e interiorizar a educação superior por meio da educação a distância. Na Uece, a UAB foi implantada em 2008 e tem 32 polos instalados em várias regiões do Estado.