Professores da Uece serão empossados na direção da Academia Cearense de Ciências

24 de janeiro de 2024 - 15:31

Ocorrerá no dia 2 de fevereiro às 19:00, posse dos professores da Uece Krishnamurti De Morais Carvalho e Selene Maia De Morais como presidente e vice-presidente, respectivamente, da Academia Cearense de Ciências.

A cerimônia ocorrerá no auditório Antônio Martins de Filho localizado na reitoria da Universidade Federal do Ceará. Os futuros presidente e vice-presidente, acompanhados dos professores Nilberto Robson Falcão Do Nascimento e Joaquim Celestino Júnior, também membros da Academia Cearense de Ciências, estiveram nesta terça-feira (24) na reitoria em visita de cortesia ao reitor em exercício, professor Dárcio Teixeira. Na ocasião, os professores formalizaram o convite para a cerimônia de posse.

Conheça os professores

Krishnamurti de Morais Carvalho

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1973), mestrado e doutorado em Farmacologia pela Universidade de São Paulo (1978-1981) e Pós-doutorado em Biologia Molecular Humana pela Université Pierre et Marie Currie, Paris VI (1990-1993). É Professor Titular concursado de Medicina das Universidades Estadual e Federal do Ceará. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacologia Bioquímica e Molecular, atuando principalmente nas áreas de Metabolismo de Peptídeos e Toxinologia de venenos de animais típicos da Biodiversidade do Nordeste Brasileiro, produzindo vários trabalhos com descobertas de novos compostos, tais como peptídeos biologicamente ativos, uma nova endopeptidase e uma nova toxina proteica, envolvendo orientação de cerca de 30 trinta alunos de mestrado e 20 de Doutorado. Sua atuação na área de Inovação foi inicialmente estimulada quando atuou como presidente do Núcleo de Tecnologia do Estado do Ceará de 2002-2004, tendo oportunidade de estimular o desenvolvimento de vários projetos em PD&I, principalmente junto à FINEP e com bolsas do CNPq. Em 2005 fundou a empresa Genpharma Consultoria Farmacêutica e Genética LTDA (da qual hoje é consultor/pesquisador) que atua na área de PD&I de novos fármacos. Antecipando o que consta hoje na lei de Inovação, vem realizando desde janeiro de 2008, parcerias entre seu Laboratório no Instituto Superior de Ciências Biomédicas da Universidade Estadual do Ceará e a empresa Genpharma, atuando como pesquisador sênior e/ou coordenador de vários projetos de PD&I de novos fármacos, prioritariamente aqueles envolvendo novos analgésicos sintéticos obtidos por bioprospecção de substâncias de venenos de animais da Biodiversidade do Nordeste para tratamento das dores agudas e das terríveis dores crônicas neuropáticas, tais como: Subvenção Nacional da FINEP (2008-2013), PAPPE/FINEP/FUNCAP (2010-2013), TECNOVA/FINEP/FUNCAP (2014-2016), INOVAFIT/FUNCAP Fase 1 (2016) e INOVAFIT/FUNCAP Fase 2 (2017- em andamento). Através dessa parceria Universidade/Empresa, iniciada nos últimos 10 anos, pode obter vários frutos importantes tais como: i) estimulou a participação de alunos de pós-graduação nesses projetos de PD&I, orientando quatro teses de Mestrado e seis de Doutorado (quatro já defendidas e duas que se encontram em andamento); ii) foi inventor das seguintes patentes na área de PD&I duas depositadas no Brasil (INPI: PI 09017558-5) (BR 10 2017 019814 6) e outras concedidas nos Estados Unidos (Pat. US 8,541,395 B2) e países da Europa (Pat. EP 2440 211 B1). Aprovou, também recentemente, o projeto Universal do CNPq (2016-2019) em colaboração com a empresa Genpharma, envolvendo o desenvolvimento desses novos analgésicos. Como principal resultado dessa parceria de PD&I com a Genpharma, estima que até 2020 deverá ter concluído estudos pré-clínicos de eficácia e de segurança farmacológica de pelo menos dois novos analgésicos sintéticos para tratamento obtidos por bioprospecção de substâncias de venenos de animais da Biodiversidade do Nordeste e consequentemente, submetê-los à avaliação da ANVISA para aprovação visando o início dos estudos clínicos no homem em sua fase 1. Espera, portanto, realizar em nosso País todas as etapas necessárias para o desenvolvimento desses novos analgésicos.

Selene Maia de Morais

Graduado em Química Industrial Mestre em Química Orgânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Química – University of London. Estágio de pós-doutorado na Universidade de Aveiro em Portugal. Quando professor da Universidade Federal do Ceará, atuou em nível de graduação e pós-graduação, nos cargos de Coordenador do Curso de Química e Diretor do Laboratório de Produtos Naturais. Atualmente, Professor Titular da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e bolsista de produtividade do CNPq atuou como coordenadora do Curso de Química da UECE e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas. Atualmente orienta alunos dos Cursos de Doutorado em Biotecnologia da RENORBIO, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV) e em Ciências Naturais (PPGCN). Coordenador do PPGCN e do Doutorado em Biotecnologia da UECE. Participação na Câmara de Pesquisa da FUNCAP, sendo consultor Ad-hoc da FAPEMA, FAPEPI e CEUB. Coordenador do Laboratório de Análises Cromatográficas e Espectroscópicas (LACES) da UECE. Membro Titular da Academia Cearense de Ciências e da Academia Cearense de Química. Exerce atividade de pesquisa na área de Química de Produtos Naturais, atuando principalmente na obtenção e caracterização estrutural de produtos orgânicos fixos e voláteis, síntese de derivados e avaliação de diversas propriedades biológicas como antioxidante, anticolinesterásico, larvicida contra Aedes spp, bem como leishmanicida, antiviral contra os vírus Dengue e Zica, antimicrobiana, entre outras em estudos de colaboração. Revisora de diversas revistas nacionais e internacionais.