Professoras da Uece lançaram livro sobre Práticas Pedagógicas de Línguas Estrangeiras
23 de setembro de 2024 - 16:31
“Multimodalidade e Letramento Visual: Dialogando com Práticas Pedagógicas de Línguas Estrangeiras” é o título do livro que foi lançado na tarde da última sexta-feira, dia 20 de setembro, na Livraria Leitura do Shopping Iguatemi. A obra é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) da Universidade Estadual do Ceará (Uece).
O professor Julio Araújo, da Universidade Federal do Ceará fez a apresentação da obra, convidando todos os presentes a adquirirem o livro. Editado pela Editora Pontes, o volume é uma organização conjunta das pesquisadoras Antonia Dilamar Araújo (Uece); Maria Zenaide Valdevino da Silva (Uece/Aracati); Sâmia Alves de Carvalho (UFC); Vânia Soares Barbosa (UFPI), que são organizadoras e também autoras da obra queconta com 263 páginas.
Durante o evento os autores prepararam uma homenagem surpresa para a professora Dilamar Araújo, que ficou emocionada com tantos elogios. “A minha primeira doutoranda que se formou em 2016 e hoje professora no curso de Letras de Aracati da Uece, Maria Zenaide Valdivino da Silva representou os demais autores do livro, falou sobre minha trajetória acadêmica, sobre minha relação com os alunos e ressaltou minhas qualidades como ser humano que sempre teve uma boa relação com alunos colegas de trabalho”. Professora Dilamar ficou muito feliz com a fala da professora Maria Zenaide.
A Professora Malena Monteiro que é também cantora fez a apresentação musical para todos os presentes. Depois houve a sessão de autógrafos do livro e um coquetel foi servido. O lançamento foi bastante prestigiado e emocionante, contou com as presenças de alunos das Pós-graduação, colegas do curso de Letras, familiares e convidados.
“Os oito capítulos reunidos articulam teoria e prática em sala de aula, especialmente no ensino e na aprendizagem de línguas estrangeiras em escolas brasileiras. O livro traz ainda um precioso prefácio de Sonia Pimenta (UFMG) e uma entrevista com Jeff Bezemer, um dos parceiros e coautores de Gunther Kress, o grande homenageado nesta obra, autor dos livros que conquistaram e formaram os e as multimodalistas em atividades em nosso país. Esta obra é referência fundamental a todos e todas que procuram se formar continuamente, tanto na pesquisa quanto na docência, nas salas de aulas de todos os níveis de ensino alinhados às demandas e às reflexões sobre texto, leitura e escrita no e para o século 21”, afirmou Ana Elisa Ribeiro, autora da 4a capa do livro e renomada professora e pesquisadora do CEFET de Minas Gerais que estuda a multimodalidade na leitura e escrita nos diferentes textos que circulam na sociedade.