Professora Lucília Lessa é homenageada e novo prêmio de pesquisa ganha seu nome na Uece

14 de novembro de 2023 - 21:09

 

O Instituto Superior de Ciências Biomédicas (ISCB) e o Programa de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas (PPGCF) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizaram, nos dias 8, 9 e 10 de novembro, no campus Itaperi, o V Simpósio em Fisiologia, trazendo a Fortaleza nomes renomados no campo da pesquisa científica, nas áreas de fisiologia respiratória, cardiovascular, renal, neurofisiologia e eletrofisiologia.

A ocasião, de comemoração dos 20 anos do ISCB e de disseminação da Ciência, foi momento também para homenagear à professora Dra. Lucília Maria Abreu Lessa Leite Lima, que faleceu prematuramente no mês de maio de 2023. Na Uece, professora Lucília Lessa ministrava a disciplina de Fisiologia no Curso de Medicina, em Fortaleza, era docente permanente do curso de pós-graduação em Ciências Fisiológicas e coordenadora do Laboratório de Fisiologia Renal (LAFIR), localizado no ISCB.

Professor Nilberto e os pais da professora homenageada

Durante o encerramento do Simpósio, com a presença da família da docente homenageada e sob a condução do diretor do ISCB, professor Nilberto Nascimento, e da docente do PPGCF, professora Claudia Santos, foram resgatados momentos de sua trajetória acadêmica, na Uece, no Brasil e no mundo. Sim, no mundo, pois Lucília teve seu brilhantismo científico reconhecido também em outras instituições, como Universidade de São Paulo (USP) e Yale University, nos Estados Unidos.

“Professora Lucília deixou um legado de compromisso, dedicação, inteligência, competência, abnegação e ética. Deixou um laboratório de microperfusão renal montado, sendo o único em toda América Latina, e dezenas de alunos formados, estando alguns atuando em Instituições de Ensino Superior, como Vanessa Lima, professora da Educação Física da Uece; Renan Góis, no IFCE Limoeiro do Norte; e Alana Godinho, na UFC Sobral”, destacou o diretor do ISCB/Uece, professor Nilberto Nascimento.

O “fazer ciência” da professora Lucília foi interrompido, mas a Uece, por meio do ISCB, achou uma forma de manter viva a inspiração que a docente sempre foi, por meio da criação do prêmio Lucília Lessa, que tem como objetivo principal incentivar jovens cientistas que buscam soluções para os desafios da sociedade brasileira e, principalmente, cearense.

Alexandre Leite Lima, viúvo de Lucília Lessa, e o premiado em 2º lugar na categoria Doutorado, Renan Góis Mateus, que foi orientado pela homenageada

Pesquisadores premiados e, ao centro, os pais da professora homenageada

Nesta primeira edição, foram premiados:

Mestrado (dissertação)

Bianca Feitosa Holanda
Título: O extrato polissacarídico de caesalpinia ferrea atenua a inflamação e a nocicepção induzida por zimosan em camundongos: migração de neutrófilos e estresse oxidativo
Orientadora: Profa. Dra. Ana Maria Sampaio Assereuy

Maria Lídia Barroso Rodrigues
Título: Efeitos cardiovasculares da vitafisalina F
Orientador: Prof. Dr. Nilberto Robson Falcão do Nascimento

Saulo Chaves Magalhães
Título: Efeito de doses suprafisiológicas do hormônio esteroide androgênico decanoato de nandrolona na homeostase redox e na sinalização inflamatória do tecido adiposo branco de ratos wistar
Orientador: Prof. Dr. Ariclécio Cunha de Oliveira

Doutorado (teses)

Fladimir de Lima Gondim
Título: Efeitos do ácido centipédico no sistema respiratório de camundongos submetidos à síndrome do desconforto respiratório agudo
Orientador: Prof. Dr. Francisco Sales Ávila Cavalcante

Renan Góis Mateus
Título: Estudo dos mecanismos associados às alterações no permutador nhe3 em túbulos proximais renais no curso da nefropatia diabética experimental
Orientador: Profa. Dra. Lucília Maria Abreu Lessa

Paula Alexandre de Freitas
Título: Efeitos do extrato de jamelão sobre as alterações da homeostase redox, estado inflamatório e função mitocondrial induzidas pela exposição ao bisfenol a no tecido adiposo e hepático em ratos
Orientador: Prof. Dr. Ariclécio Cunha de Oliveira

O encerramento do V Simpósio em Fisiologia foi marcado também pela homenagem aos professores pesquisadores pioneiros fundadores do ISCB e da Pós-graduação em Fisiologia da Uece, Manassés Claudino Fonteles, José Henrique Leal Cardoso, Andrelina Noronha Coelho de Souza, Aline Alice Cavalcante Albuquerque, Cláudia Ferreira Santos e Krishnamurti Morais de Carvalho.

Mais sobre o V Simpósio em Fisiologia da Uece

O Simpósio trouxe à Uece pesquisadores renomados, nacional e internacionalmente, com destaque para o presidente da Federação das Sociedades se Biologia Experimental (FESBe) e presidente da gestão anterior da Sociedade Brasileira de Fisiologia, Dr. Eduardo Colombari.

Esteve também presente o cientista de renome internacional, Gilberto de Nucci, membro da Academia Nacional de Medicina, da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Brasileira de Farmácia, além de consultor de inúmeras indústrias farmacêuticas, pioneiro do estudo de Bioequivalência dos Medicamentos Genéricos e colaborador Científico de longa data de ISCB/Uece.

Participaram também, nove palestrantes que são bolsistas de produtividade do CNPq, sendo sete deles nível 1 (reservado a pesquisadores de maior projeção), entre eles, Everardo Magalhães Carneiro (Unicamp), Jamil Assreuy (UFSC), ex-presidente da Sociedade Brasileira de Farmacologia, Aldo Ângelo Moreira Lima (UFC), Armênio Aguiar dos Santos (UFC), José Henrique Leal Cardoso (Uece), Adriana Girardi (Instituto do Coração -USP), Gislei Frota Aragão (Uece), Luis Eduardo Quintas (UFRJ) e José Wilson Correa (UFAM).

Por fim, o evento contou com a participação do palestrante internacional, Patrice Dubois, do Instituto de Formulação de Vacinas de Genebra, na Suíça.

O diretor do ISCB, professor Nilberto Nascimento, avalia: “O Simpósio foi muito rico em conteúdo acadêmico e científico e muitas colaborações científicas foram acordadas”. E acrescenta: “Comemoramos também os 40 anos da descoberta seminal, em 1983, que pavimentou os caminhos para a descobertas das guanilinas. Descoberta essa feita pelo pesquisador da Uece, Manassés Claudino Fonteles, e seu aluno de Mestrado, Aldo Ângelo Moreira Lima”.

No evento, foi feito um levantamento das conquistas do ISCB, por meio de inúmeros projetos aprovados, centenas de artigos publicados, formação de 287 mestres e 47 doutores, dezenas de capítulos de livro publicados, inauguração da Central de Bioterismo de padrão internacional, quase uma dezena de patentes aplicadas, senso uma já concedida; e, mais recentemente, dois ensaios clínicos aprovados, mostrando sua força também na Inovação Tecnológica.

Para finalizar, professor Nilberto faz uma fala de agradecimentos. “A diretoria do ISCB agradece a toda a equipe envolvida, ao apoio de nossa Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, ao Gabinete da Reitoria e à Reitoria, que foram essenciais para a realização do evento. Agradecemos também à professora Thereza Maria Magalhães Moreira, por seu apoio providencial para a adequada consecução de nosso V Simpósio em Fisiologia da Uece. E, por fim, agradecemos às empresas Cequimica, Analítica, ADInstruments, pelo patrocínio do prêmio Lucília Lessa de Melhor dissertação e tese em Ciências Fisiológicas”.