Professora da Uece mostra sua experiência em eventos no Canadá

24 de maio de 2023 - 10:59

No período de 2 a 12 deste mês de maio, a professora Luciana Martins Quixadá da Universidade Estadual do Ceará (Uece) participou de três encontros na região de Québec no Canadá. A docente apresentou suas experiências de pesquisa e extensão atendendo o convite do professor Frédéric Saussez da Université de Sherbrooke.

O primeiro desses eventos foi o “Colloque Expérience Esthétique, Imagination et Développement des Émotions”, que ocorreu de 2 a 4 de maio de 2023, na Université de Sherbrooke, ministrando a seguinte conferência: “Projeto Ciranda de Palavras”, que se trata do projeto de extensão coordenado pela professora Luciana na Uece.

Nessa apresentação a docente da Uece destacou, em francês, alguns trechos de um capítulo do e-book “Infância em territórios de (in) segurança: narrativas compartilhadas com crianças” que foi organizada juntamente com a professora Jaileila Menezes (UFPE) e que foi publicado em 2022 pela EdUECE.

A professora Luciana Quixadá enfatiza “É por essa mobilidade estrutural que defendo viabilizarmos territórios de fala e escuta com as crianças na periferia para, a partir daí, ressignificarmos nossas experiências e construirmos uma gramática da esperança, que produza (re) ações com efeitos de poder, resultante de uma micropolítica das afetAções, a qual possa funcionar como mediação para mudanças macropolíticas”.

A pesquisadora da Uece afirma ainda, “por isso mesmo, penso que ouvir efetiva e afetivamente as crianças, como interlocutores de seus sonhos e preocupações, possibilita-nos antever e tecer horizontes (im)possíveis como contrapontos políticos e materiais para superação do modelo social de desigualdade e exclusão, no qual todos estamos imersos de algum modo.”

Depois do primeiro evento, a professora Luciana Quixadá participou de dois colóquios da ACFAS (Association francophone pour le savoir), que aconteceu na Université de Montréal, de 8 a 12 de maio, ministrado as seguintes apresentações: “La recherche qualitative participative et une politique du récit” e “Vers une grammaire de l’espérance avec des enfants et des adolescents vivant dans la périphérie de Fortaleza, Brésil”.

Os trabalhos apresentados pela pesquisadora da Uece foram muito bem acolhidos pelos pesquisadores tanto do Canadá como da França e houve um interesse comum de estabelecer acordos de cooperação e segur em contato e com projetos de parceria a caminho.

A professora Luciana viajou com de recursos do Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (Proap). A docente é professora Adjunta do curso de Psicologia e do (PPCCLIS/Uece).

.