Professora da Uece mediará mesa sobre literaturas antirracistas na Bienal do Livro
10 de abril de 2025 - 11:41
A programação da Bienal do Livro conta com o Salão do Professor, espaço dedicado a debates e práticas pedagógicas, com foco em temas como livro, biblioteca, literatura, identidade, memória e antirracismo. Coordenado pelas professoras Patrícia Adjokè e Rebeca Albuquerque, o Salão ocorrerá de 11 a 13 de abril, estruturado em três eixos: Rodas de Diálogos, Diálogos e Práticas e Oficinas.
Abrindo a programação desse salão, no dia 11 de abril, às 10h, será realizada a Roda de Diálogos: “Literaturas antirracistas transversalizando o currículo”, que contará com a mediação da professora Tereza Sandra Loiola Vasconcelos, da Universidade Estadual do Ceará (Uece). A mesa reunirá Bruna Karipuna, Ademario Ribeiro Payayá, Txai Suruien e Nildo Sabará Tapeba, em uma conversa que propõe pensar a literatura como ferramenta pedagógica de enfrentamento ao racismo e de valorização das identidades.
A professora Tereza Vasconcelos é docente dos cursos de Geografia do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT/Uece) e coordenadora do Laboratório de Prática de Ensino de Geografia (LAPEGEO). Sua atuação se destaca pela articulação entre ensino, pesquisa e extensão, especialmente em escolas públicas da cidade e do campo, unindo a Educação Geográfica à Literatura e à Música, com ênfase nas dimensões de classe social, raça, etnia e gênero.
Entre os projetos coordenados pela professora estão o “Sementes da Educação para relações étnico-raciais no Ensino de Geografia (ERERGEO)”, com abordagens como GEO-grafias musicais e GEOliterart, e o projeto de iniciação artística “A literatura de cordel e as geografias em versos na Escola Adauto Bezerra”, ambos apoiados pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/Uece), com financiamento da Funcap e do CNPq, por meio das chamadas Funcap Pró-Humanidades e CNPq Universal.
Confira outras participações da Uece na Bienal:
EdUECE marca presença na XV Bienal Internacional do Livro do Ceará
Professora da Fecil é autora confirmada na XV Bienal Internacional do Livro do Ceará
Professora da Uece lança livro “Vasp 168: verdades e lutos” na Bienal do Livro de 2025
Na Bienal do Livro, professor da Uece lança nova obra que preserva a memória de cearenses
Professora da Uece coordena IV Encontro de Mediadores de Leitura da XV Bienal do Livro