Professora da Uece está na lista de pesquisadores mais influentes do mundo

25 de outubro de 2023 - 10:18

A professora Selene Maia Morais aparece na lista dos pesquisadores mais influentes do mundo em 2022, elaborada pela Universidade de Stanford (EUA) e divulgada anualmente pela revista Plos Biology do grupo Elsevier. Aqueles que conseguem entrar nesta lista estão entre os 2% mais influentes do mundo em suas respectivas áreas, sendo 979 brasileiros listados.

Professora titular da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e bolsista de produtividade do CNPq, Selene Maia Morais, já coordenou o Programa de Pós-graduação em Ciências Naturais e o Doutorado em Biotecnologia da Uece. É coordenadora do Laboratório de Análises Cromatográficas e Espectroscópicas (LACES), exercendo ainda atividade de pesquisa na área de Química de Produtos Naturais, atuando principalmente na obtenção e caracterização estrutural de produtos orgânicos fixos e voláteis, síntese de derivados e avaliação de diversas propriedades biológicas como antioxidante, anticolinesterásico, larvicida contra Aedes spp, bem como leishmanicida, antiviral contra os vírus Dengue e Zica, antimicrobiana, entre outras em estudos.

Além da professora Selene, que é efetiva da Uece, também integra a lista o professor do Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS/Uece), Peter Michael Rosset. O docente recebeu título honorífico de professor honoris causa pela Uece, em maio de 2022. Ele é doutor em Filosofia pela Universidade de Michigan e mestre em Ciências pela Universidade de Londres; é professor investigador Titular C do Colegio de la Frontera Sur (ECOSUR) – Unidade San Cristóbal, em Chiapas, no México, onde é membro do Núcleo Acadêmico do Programa de Pós-graduação. Desde fevereiro de 2017, é pesquisador visitante no PPGS da Uece, como Bolsista Sênior BPV-FUNCAP, desenvolvendo o Projeto de Pesquisa Escolas do Campo, a metodologia “De camponês a camponês” e a Territorialização da Agroecologia: Projeto Piloto de Pesquisa-ação no Município de Monsenhor Tabosa, Ceará. Tem reconhecida atuação nas áreas de Estudos Camponeses, com ênfase em Agroecologia, Reforma Agrária e Movimentos Sociais.

A lista dos pesquisadores mais influentes utiliza como critério principal o número de citações dos trabalhos dos cientistas no banco de dados da editora Scopus, uma das maiores do mundo na área de publicações científicas. O trabalho padronizou dados de 22 campos de atuação e 176 subáreas de estudo. O ranking leva em conta o impacto das publicações (número de citações) e variáveis como a posição do pesquisador na lista de autores (primeiro autor, autor correspondente, líder do artigo etc.).

Clique aqui para ler artigo completo.

Apesar de hoje não ter mais vínculo com a Universidade Estadual do Ceará, a lista também apresenta como ainda sendo vinculado à Uece, o professor Ahmed Patel, que foi professor colaborador até meados de 2016, lecionando no curso de Ciências da Computação.