Professora da Uece é primeira representante do CE em Associação de Ciência Política

15 de setembro de 2023 - 15:28 # # #

 

Pela primeira vez, a Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) – Regional Nordeste contará com representação do Ceará, que será feita pela professora de Ciência Política da Faculdade de Educação de Itapioca (Facedi), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Monalisa Torres.

A docente se sente honrada em representar o estado e destaca: “o Ceará tem muito potencial de pesquisa em Ciência Política. Nosso papel, agora, é reforçar esse campo de pesquisa, não somente na Uece, mas em todo o Ceará, para o fortalecimento de políticas públicas, de pesquisa, de ensino e, consequentemente, da Ciência Política no Nordeste”.

Professora Monalisa foi eleita para compor a diretoria regional da Associação durante o biênio 2023-2025.

Sobre a ABCP

Fundada em 1986, a Associação Brasileira de Ciência Política é uma entidade sem fins lucrativos, que reúne centenas de acadêmicos – pesquisadores, professores e estudantes – e profissionais da área de Ciência Política e outras correlatas.

Ao longo de sua história, a ABCP esteve envolvida, através da atuação direta de seus associados, na construção da memória da Ciência Política brasileira. Nos últimos 30 anos, a associação promoveu parcerias com diversas fundações nacionais e internacionais, institutos de pesquisa, agências de fomento, universidades, e outras entidades públicas e privadas.

Desde 1996, a ABCP promove congressos bienais voltados para a circulação da produção científica, a promoção do conhecimento e o debate de questões que envolvem as diversas áreas temáticas da Ciência Política nacional e do mundo. A partir de 2009, passou também a auxiliar e contribuir diretamente com a organização do Fórum Brasileiro de Pós-Graduação em Ciência Política, uma iniciativa autônoma dos estudantes da área para aumentar o escopo dos debates a nível de pós-graduação.

Nesse sentido, a ABCP reúne uma parcela significativa de intelectuais e pesquisadores, que produzem não apenas o que há de mais significativo para a área de Ciência Política no país, mas que zelam constantemente pela manutenção de elevado padrão ético e profissional, das instituições políticas brasileiras e, principalmente, pela democracia.

A associação também mantém a publicação científica mais importante da sua área no Brasil, a Brazilian Political Science Review, revista eletrônica editada desde 2007 e disponível na plataforma SciELO.

Em 2017 a associação iniciou um processo de regionalização ao articular a criação de diretorias regionais eleitas por voto direto.