Professora da Uece é homenageada pelo governo japonês

10 de outubro de 2022 - 17:22

A professora do curso de Letras do Centro de Humanidades, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Laura Tey Iwakami, foi homenageada pelo governo japonês na última sexta-feira (7), em cerimônia realizada no campus Itaperi. A docente recebeu a comenda Ordem do Sol Nascente Raios de Ouro com Laço.

A honraria é concedida em nome do imperador do Japão às pessoas que tenham contribuído com serviços notáveis em diferentes áreas, na promoção da cultura japonesa e no fortalecimento da relação entre Brasil e Japão. A homenageada recebeu a condecoração pelo cônsul-geral do Japão em Recife, Hiroaki Sano.

Professora Laura ingressou na Uece em 1984 e, em 1993, fundou o curso de extensão em Língua Japonesa. Em 2016, criou o Laboratório de Estudos Japoneses, o Nihongolab, de natureza mista, contemplando atividades de pesquisa e extensão. Atualmente, é coordenadora geral do Núcleo de Línguas da Uece.

A docente destaca mais algumas de suas contribuições, a partir da articulação por ela realizada entre os dois países. “Em termos de estudos, pesquisa e formação de professores, realizamos muitas atividades e estudos. Formamos seis mestres, pelo Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, todos vinculados ao curso de Japonês, e, prioritariamente, com pesquisas voltadas ao ensino do japonês. Alguns dos nossos professores estiveram no Japão para um curso de aperfeiçoamento e capacitação do ensino do Japonês. Além disso, realizamos estudos, pesquisas e produção de artigos para apresentação em congressos e encontros científicos/acadêmicos de Estudos Japoneses no Brasil”.

Em seu discurso, a docente estendeu o reconhecimento a todos que colaboraram com o curso de Japonês e fez uma série de agradecimentos. “Gostaria de agradecer imensamente por essa homenagem recebida, que é um grande reconhecimento pelas nossas atividades do e no curso de Japonês da Uece, e, mais do que tudo, um reconhecimento pelo grau de alcance projetado pelo curso. Esse reconhecimento é fruto de um grande esforço nosso, em conjunto, dos membros que compõem e compuseram o curso, professores, monitores e alunos, ao longo desse período”. A homenageada agradeceu, ainda, à Uece, à Reitoria da Uece, ao curso de Letras, ao Núcleo de Línguas, ao Consulado-Geral do Japão e à Fundação Japão.

Esse não foi o primeiro reconhecimento japonês à docente. Em julho de 2018, professora Laura recebeu o diploma de honra ao mérito do Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, pela contribuição e divulgação da cultura japonesa em diversos lugares.

O reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, parabenizou a docente. “Parabenizo, mais uma vez, a querida Laura, por essa bonita trajetória. Um reconhecimento como esse também é de grande importância para a Universidade, para o estado do Ceará e também para o Japão”. O gestor enfatizou, ainda, seu desejo de ampliar a parceria com o Japão. “Devemos, sim, ampliar a nossa relação, a nossa cooperação… E quero dizer à professora Laura, que ela conta aqui com este aliado para que possamos, juntos, lutar e trabalhar por ainda mais conquistas”.

O secretário da Ciência e da Tecnologia do Ceará, Carlos Décimo, parabenizou a homenageada e ressaltou o valor do Ceará, de seus professores e de seus pesquisadores, bem como de toda a população cearense, e aproveitou o momento para repudiar a xenofobia que acontece contra os nordestinos, diante do atual cenário político.

O vice-reitor da Uece, professor Dárcio Ítalo, ao reconhecer a relevância do trabalho desenvolvido pela professora Laura Tey, destacou a importância do curso por ela criado. “Abriu muitas oportunidades nas mais diversas áreas”.

A diretora do Centro de Humanidades, professora Adriana Barros, exaltou a homenageada. “Uma pessoa brilhante! Nós nos sentimos orgulhosos e honrados por ter você conosco”.

Ainda, na ocasião, o cônsul-geral do Japão em Recife, Hiroaki Sano, proferiu a palestra “Laços de Amizade Japão-Brasil: a Diplomacia, a Economia e a Cultura”.

O evento contou com a presença do chefe de gabinete da Reitoria, professor Altemar da Costa Muniz; da coordenadora do Escritório de Cooperação Internacional da Uece, professora Kadma Marques Rodrigues; da assessora de Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência da Uece, professora Marisa Ferreira Aderaldo; além de pró-reitores ou representantes; professores e estudantes.

A cerimônia contou, ainda, com apresentação do Duo Moreira, formado pelos estudantes do curso de Música da Uece, Matheus Moreira e Orley Moreira.