Professora da Uece Alessandra Xavier é homenageada pelo MPCE

9 de dezembro de 2024 - 12:19

 

A professora da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Alessandra Xavier, foi homenageada pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) durante o I Encontro Estadual do Programa “Previne – Violência nas Escolas, não! Por uma escola protetiva e protegida”, ocorrido na última sexta-feira (6), no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ). A homenagem se deu por sua contribuição com a formação das comissões de proteção e prevenção à violência contra a criança e o adolescente, no âmbito do Programa Previne.

Na ocasião, a docente da Uece e psicóloga proferiu palestra sobre “A construção de um ambiente saudável para uma escola protetiva e protegida”, salientando a importância desse ambiente escolar. “A escola tem um papel fundamental. É um espaço de contradições, tem ambivalências, mas a escola precisa lembrar sempre o seu compromisso inalienável com a educação libertária e a emancipação humana, que é um espaço do humano por excelência, não do comércio, da opressão, da perda da dignidade”, reforçou.

Após a palestra, professora Alessandra e outros homenageados receberam do MP placas de reconhecimento pela contribuição com a formação e fortalecimento das comissões nas escolas públicas e particulares. Receberam certificados os representantes de escolas públicas e particulares que concluíram os projetos do programa neste ano. A programação contou, ainda, com exibição de vídeos e apresentações artísticas.

O Programa Previne faz o acompanhamento contínuo do cumprimento da Lei Estadual nº 17.253/2010 que autoriza a criação dessas comissões em escolas públicas e da iniciativa privada do Estado do Ceará. Neste ano de 2024, foram concluídos os encontros regionais do Programa, que contaram com a presença de 483 participantes. Como resultados, o Previne alcançou a adesão de 171 municípios cearenses; contemplou mais de 5.300 escolas públicas e privadas; fomentou a criação de mais de 5.100 comissões; e capacitou mais de 16.400 profissionais, beneficiando mais de 1 milhão de alunos. Para 2025, a meta é alcançar os demais municípios que ainda não aderiram e continuar com as ações de fortalecimento das comissões já implementadas.

Com informações e imagens do MPCE.