Professor Horácio Frota se aposenta e diz “se possível for, continuarei trabalhando”

13 de março de 2023 - 09:00

Chegou o momento! O professor Francisco Horácio da Silva Frota assinou, no último dia 7 de março, no Degep/Uece, sua aposentadoria. No entanto, seu desejo é continuar trabalhando e contribuindo para construir uma universidade e uma sociedade cada vez melhor.

Com trajetória iniciada na Uece em 1986, Horácio Frota começou a “viver a universidade” ainda na adolescência, enquanto estudante da educação básica, quando passou a frequentar o IFCE, onde sentiu acontecer o período da ditadura militar. “Eu resolvi fazer oposição à ditadura e aí fui cassado”, conta. Porém, isso não o impediu de seguir em frente. O doutor em Sociologia construiu uma carreira sólida na Academia e deixa muitos legados até aqui.

Na Uece, ingressou por meio do primeiro concurso docente, na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam), em Limoeiro do Norte-CE. Depois, sua presença passou a ser importante na capital, ocasionando na transferência para o curso de Sociologia do Centro de Humanidades (CH). No entanto, suas contribuições foram para muito além da graduação.

Uma dessas grandes contribuições do docente foi a criação e evolução do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas, resultado da articulação do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas e do Doutorado Acadêmico em Políticas Públicas, todos frutos da dedicação do professor Horácio Frota e equipe. “Em pouco mais de 20 anos, já formamos mais de mil mestres. Isso não é pouco”, conta feliz.

Apaixonado pela ideia de poder, por meio da Uece, proporcionar oportunidades para diferentes lugares do Brasil, Horário Frota não pensou duas vezes quando viu a necessidade de levar o curso de Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas da Uece para estados como o Pará e o Amapá. “Sempre achei que a universidade tinha que se abrir para o povo”, disse Horácio.

Tanto na Graduação quanto na Pós-graduação, são os resultados na vida dos estudantes que mais encantam o docente. “A gente vê a diferença”, disse ao dar um exemplo de um jovem que foi seu aluno. “Conversando com meu primeiro bolsista na Uece, ele disse que seu sonho era ser caminhoneiro, mas isso mudou. Hoje vejo esse bolsista um doutor, também professor da Uece; isso não tem preço”, revela emocionado.

Pesquisador nas linhas de “Avaliação de Programas e Projetos Institucionais”, “Organização do Trabalho e Reestruturação Produtiva” e “Surveys e Diagnósticos Socioeconômicos”, Horácio Frota já publicou mais de 50 artigos científicos, cerca de 10 livros, 26 capítulos, 83 publicações em anais de congressos, entre muitas outras produções; além de coordenar, atualmente, diversos projetos de pesquisa, entre eles, “Segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos”, “O sistema socioeducativo cearense em discussão: monitoramento e reflexões” e “Projeto de Formação de Conselheiros de Direito e Tutelar do Estado do Ceará”.

Premiado, recebeu o troféu em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela Anistia no Brasil, pela Câmara Municipal de Fortaleza; mérito pela Valorização da Vida em reconhecimento à contribuição nas ações da Política Nacional sobre Drogas, pelo SENAD – Ministério da Justiça; Placa de Prata oferecida como reconhecimento pela contribuição e dedicação na formação dos primeiros Mestres em Planejamento e Políticas Públicas do Estado do Pará, pela Universidade do Estado do Pará; Placa de Honra ao Mérito também como reconhecimento pela contribuição e dedicação na formação dos primeiros Mestres em Planejamento e Políticas Públicas do estado do Amapá; placa em Homenagem a Resistência Democrática nos 25 anos da Anistia, pela Universidade Federal do Ceará; e outros.

As conquistas aqui citadas são apenas algumas desse homem que não pretende parar de trabalhar. Entre uma gargalhada e outra, confessou – “Eu costumo dizer que eu tinha vontade que fosse como em algumas universidades europeias, onde você tem a casa dentro da universidade. Se tivesse, eu moraria dentro da minha”. E cá entre nós, isso não pareceu brincadeira!

Embora agora aposentado e precisando cuidar um pouco mais da saúde, se depender do professor Horácio, o trabalho continua. Mas, até aqui, já foram muitas lutas, derrotas, vitórias, histórias e amizades; e são essas amizades que o docente diz que leva da Uece – “Levo muitas amizades, experiências positivas e negativas do processo da vivência humana e do processo de conhecimento. Algo que me ficou marcado foi quando fiz a cirurgia. A quantidade de pessoas que me ligou, de muitos locais de dentro e de fora do Brasil… Isso não tem preço”, conta emocionado.

Professor Horácio Frota se despede (por enquanto) e deixa uma mensagem aos professores que estão chegando: “viva a universidade e ajude a construí-la, porque ela é uma obra coletiva”.

A Universidade Estadual do Ceará agradece a esse renomado docente por toda sua dedicação, lealdade e amor a esta instituição.