Professor Horácio Frota é nomeado diretor-presidente do Iepro

6 de novembro de 2023 - 11:14

Ocorreu na manhã desta quarta-feira, 1o. de novembro, apresentação do novo diretor-presidente do Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Uece (Iepro), professor Horácio Frota. A reunião de apresentação ocorreu no gabinete da reitoria da Uece com a presença do reitor da instituição, professor Hidelbrando Soares, o chefe de gabinete da reitoria, professor Altemar Muniz e demais autoridades.

O Iepro é um dos institutos com os quais a Uece se relaciona, reforçando a estrutura de custeio e investimentos da universidade. O Instituto atua em três linhas principais: Pesquisa, Desenvolvimento de Recursos Humanos e Consultoria.

Ao apresentar o novo diretor-presidente do Instituto, o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, visivelmente emocionado, falou com carinho do ex-diretor do Instituto e também ex-reitor da Uece, professor Francisco Moura Araripe: “Eu e o professor Araripe tínhamos uma relação de confiança, admiração e lealdade mútuas que foi alimentada durante vários anos que estive como vice-reitor e agora nestes primeiros anos de reitorado. Ter recebido a notícia de sua partida prematura e abrupta me deixou muito comovido, foi uma grande perda, com certeza”, pontua.

Junto com a partida prematura do professor Araripe, veio o sentimento de urgência de encontrar uma pessoa capacitada e a altura para assumir a direção do Iepro. E, ainda segundo o reitor, a escolha não foi difícil: “para a escolha eu tinha três critérios: a pessoa escolhida tinha que ser vinculada ao Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), um nome com aceitação pela comunidade e ter capacidade de fazer as coisas acontecerem e todos esses critérios foram preenchidos com excelência pelo professor Horácio e seu nome já foi aprovado pelo conselho deliberativo do Iepro por unanimidade”, finaliza o reitor.

O agora diretor-presidente do Iepro, professor Horácio pontua os desafios a frente de sua gestão do Iepro: “Eu acredito que o IEPRO pode ser um grande parceiro nos desafios da Universidade Estadual do Ceará e, por que não, do próprio Estado do Ceará. O Ceará se projeta, se planeja para 2050 e a Universidade também está inserida nessa proposta. A Universidade se interioriza e, ao mesmo tempo, pensa na internacionalização e o IEPRO quer ser parceiro desse grande movimento, dessa grande proposta, fazendo a mediação e a possibilidade dessa articulação entre a Universidade, o poder público e a sociedade”, pontua o professor Horácio, agradecendo ainda as palavras do reitor, a confiança e o convite.

Também estiveram presentes a pró-reitora de Políticas Estudantis, professora Mônica Cavaignac; a pró-reitora de Extensão, professora Lana Nascimento; o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professor Paolo Guissepe; o Pró-reitor de Administração, Economista Fernando Santos; o diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), professor José Joaquim Neto Cisne; o coordenador da Agência de Inovação (Agin), professor Jerffeson Teixeira; o coordenador da Incubauece, professor Leonardo Rocha; a diretora do Centro de Educação (CED), professora Edite Colares; a diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), professora Samya Coutinho; o diretor do Instituto Superior de Ciências Biomédicas (ISCB), professor Nilberto Falcão; a diretora do Centro de Humanidades (CH), professora Adriana Duarte; a coordenadora dos Restaurantes Universitários, servidora Janete Araújo; o diretor do Hospital Veterinário, professor Isaac Neto; representando a pró-reitoria de pós-graduação e pesquisa, professor João Tadeu de Andrade o diretor de operações e controle do Iepro, Rômulo Medeiros.