Professor e pesquisador da Uece participa de Congresso Internacional de Riscos em Coimbra

26 de maio de 2023 - 10:36

O professor Emerson Mariano da Silva, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), está participando do VI Congresso Internacional de Riscos na Universidade de Coimbra em Portugal. O evento ocorre entre os dias 23 a 26 de maio de 2023.

Durante o congresso, o pesquisador da Uece apresentou quatro trabalhos científicos, dos quais três estão associados às produções do Mestrado Profissional em Climatologia da Uece e um resultado das atividades prevista no Projeto Formação de Capital Humano para o Desenvolvimento Econômico do Ecossistema de Produção de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do Ceará: Diagnósticos e Perspectivas de Futuro aprovado no Programa Cientista Chefe da Secitece com apoio financeiro da Funcap.

O VI Congresso Internacional de Riscos debate o tema Riscos e Conflitos Territoriais, das catástrofes naturais às tensões geopolíticas, o qual fomenta diálogos entre as áreas da ciência, setores operacionais e a sociedade civil. O professor Emerson Mariano destaca que “essa troca de experiências entre países é sempre importante e de conhecimentos enriquecedores.”

O Congresso conta ainda com grandes palestras e, em paralelo, painéis temáticos que vão tratar de assuntos como riscos climáticos e meteorológicos, incêndios, investigação em educação para os riscos, vulnerabilidades socioambientais, dentre outros.