Professor de Geografia da Fafidam/Uece participa de autoria de livro publicado pelo IBGE

12 de agosto de 2025 - 10:50

 

O professor do curso de Geografia da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam/Uece), Francisco Leandro de Almeida Santos, é um dos autores do livro “Montanhas e Planaltos da Borborema, Superfície Sertaneja e Inselbergs da Paraíba”, lançado no Workshop de Cartografia Geomorfológica, como parte da programação do 15º Simpósio Nacional de Geomorfologia, realizado na UFRN, Natal – RN, em parceria com a professora Vanda Claudino Sales (UFPel), que foi a primeira autora, e a pesquisadora Rosangela Botelho, representante do IBGE.

Esta publicação resulta da coordenação da 3ª Excursão Técnica do Sistema Brasileiro de Classificação do Relevo (SBCR), ocorrida em outubro de 2024, durante o XX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, realizado na UFPB, em João Pessoa – PB. O SBCR busca estabelecer um sistema taxonômico, que possua uma linguagem comum e acessível com foco na padronização cartográfica, estruturação e recomendação da sua representação, possibilitando elaborar mapas autoexplicativos das macroformas de relevo do país.

O SBCR é chancelado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com a Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais do Brasil (CPRM) e União da Geomorfologia Brasileira (UGB), e a colaboração de pesquisadores de instituições de ensino superior de todo o Brasil com expertise em geomorfologia. O SBCR promove a revisão dos critérios de mapeamento do relevo brasileiro nos níveis de 1° e 2° e 3° táxon, no qual a primeira aproximação a nível de 1º táxon será publicada em breve para a utilização acadêmica e escolar.

O docente da Fafidam/Uece ressalta o trabalho em equipe como um “grande aprendizado e realização profissional em trabalhar com Vanda Claudino Sales e Rosangela Botelho, duas profissionais de renome da geomorfologia brasileira”, ressaltando que a obra se junta a outros volumes da coleção “Excursões técnicas”, publicadas pelo IBGE no âmbito do Sistema Brasileiro de Classificação do Relevo.