Professor de Filosofia da Faec organiza livro a partir de evento que debateu a pandemia

17 de dezembro de 2020 - 15:38

 

“Genealogia da Peste” é o título do livro organizado pelo professor da Faculdade de Educação de Crateús (Faec/Uece), Vicente Brazil, como resultado de webnário que levou o mesmo título.

O evento, realizado no período de julho a setembro de 2020, teve como objetivo provocar reflexões sobre o contemporâneo pandêmico. Promovido por um coletivo de projetos (Grupo de Estudos Rizoma, Projeto de Extensão Ecce Homo e Projeto de Iniciação Artística Comédias Antigas no Sertão de Crateús) coordenados pelo docente da Uece, o webnário propôs um percurso teórico, utilizando categorias nietzschianas e foucaultianas, uma genealogia/arqueologia das formas de poder e domínio da vida para debater a pandemia de Covid-19.

Tendo como ponto de partida os grandes eventos de epidemias e de pandemias da história da humanidade, foram apresentados e discutidos autores como Tucídides, Plotino, Descartes, Hegel, Marx, Camus, Foucault, Agamben e Viveiros, bem como suas perspectivas sobre sociedades atravessadas por eventos adoecedores.

O livro Genealogia da Peste, editado pela EdUECE, é a síntese das oito conferências proferidas no webnário, sendo assim, segundo Vicente Brazil, a “materialização do esforço e da obstinação de um pequeno grupo de pesquisadores que enfrentam cotidianamente o hercúleo desafio de produzir conhecimento acadêmico em um campi universitário encravado no meio do sertão nordestino, durante uma crise sanitária sem precedentes”.

Veja abaixo o tema de cada capítulo:

Capítulo 1 – Tucídides, Nós e a Peste: reflexões sobre a monstruosidade da peste e do vírus

Capítulo 2 – O Mal em Tempos de Pandemia: conhecimento de si e atitude filosófica a partir de Plotino e Agostinho

Capítulo 3 – O Nascimento da Ciência Moderna e Sua Ambição de Domínio do Mundo

Capítulo 4 – Trabalho e Capitalismo na Pandemia

Capítulo 5 – Alegorias do Terror: Reflexões sobre o coronavírus e o ressurgimento do Fascismo na obra A Peste de Albert Camus

Capítulo 6 – Metáforas de Guerra na Pandemia e suas Implicações Psicossociais: da teoria dos atos de fala à teoria das molduras relacionais

Capítulo 7 – Agamben e a Biossegurança: uma breve leitura crítico-comentada das notas sobre a pandemia

Capítulo 8 – Florestas, Vírus e Animais: Perspectivas ameríndias sobre as epidemias

Clique aqui para baixar o livro gratuitamente.