Professor da Uece publica capítulo em livro sobre fotografia na antropologia

18 de abril de 2016 - 18:10

O professor do curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e pesquisador na área da Etnomusicologia e Antropologia Visual, Ewelter Rocha, acaba de lançar, no livro “Entre Arte e Ciência: a fotografia na antropologia”, o capítulo intitulado “Memória e Verossimilhança nos retratos pintados da Ladeira do Horto”.

alt

De acordo com o autor, a produção aborda as dimensões estéticas e simbólicas das imagens, as quais ocupam um espaço de fronteira entre pintura e fotografia. Bastante celebrada em seu lançamento no Rio de janeiro e em São Paulo, a obra traz uma contribuição extremamente relevante para as pesquisas que interceptam os campos da arte e da ciência.

O livro é uma coletânea organizada pela antropóloga e professora da Universidade de São Paulo (USP), Sylvia Caiuby Novaes, que reúne trabalhos dos pesquisadores do Grupo de Antropologia Visual da Universidade de São Paulo (GRAVI) e carrega a chancela da EDUSP.

Outras conquistas já alcançadas pelo docente da Uece são os prêmios Silvio Romero e Funarte de Música Brasileira.