Professor da Uece é selecionado para workshop nacional sobre edição genômica CRISPR/Cas9

22 de junho de 2026 - 14:50

 

O coordenador do Laboratório de Biotecnologia e Genômica (BIOGEN) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Luis Flávio Mendes Saraiva, foi selecionado para participar do I Workshop em Edição Genômica CRISPR/Cas9, promovido pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). O evento acontecerá entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro de 2026, em Campinas (SP), reunindo pesquisadores de diferentes instituições brasileiras com experiência na aplicação dessa tecnologia.

A seleção contemplou apenas 24 pesquisadores de todo o país, escolhidos com base em sua atuação e experiência na área de edição genômica. Para o docente e pesquisador da Uece, o resultado reforça o reconhecimento nacional do trabalho desenvolvido pelo BIOGEN/Uece, que vem se consolidando como um polo de excelência em pesquisas envolvendo ferramentas avançadas de biotecnologia.

A técnica CRISPR/Cas9 é considerada uma das mais importantes inovações da biologia molecular nas últimas décadas. Sua aplicação permite realizar modificações precisas no material genético de organismos vivos, abrindo possibilidades para avanços em áreas como agricultura, saúde, biotecnologia industrial e medicina de precisão.

Flávio Saraiva já acumula participações em outras seleções nacionais e internacionais voltadas ao aperfeiçoamento e à aplicação de estratégias de terapia gênica baseadas na tecnologia CRISPR, tendo sido igualmente selecionado em processos altamente competitivos.

O workshop tem como objetivo capacitar e integrar pesquisadores que atuam com edição genômica, proporcionando atividades teóricas e práticas voltadas ao aperfeiçoamento do uso da tecnologia CRISPR/Cas9 em diferentes contextos de pesquisa.