Professor da Uece é empossado na Academia Cearense de Ciências

21 de novembro de 2023 - 09:43 # #

O professor da Uece e diretor do Instituto Superior de Ciências Biomédicas (ISCB), Nilberto Robson Falcão do Nascimento, foi empossado na Academia Cearense de Ciências, no último mês de outubro. O pesquisador irá ocupar a cadeira No. 20, tendo como patrono Adolpho Ducke. Na cerimonia, ocorrida na Universidade Federal do Ceará, o professor Nilberto foi conduzido à cadeira pelos acadêmicos titulares João Cesar Moura Mota, titular da cadeira 37, e Krishnamurti de Morais Carvalho, titular da cadeira 47.

Também tomaram posse na mesma cerimônia a professora Claudia Ó Pessoa; o professor Gregório Pacelli Feitosa Bessa; o professor José Galberto Martins da Costa; e a professora Luzia Kalyne Moreira Leal. Abrilhantando a cerimônia, a filha do professor da Nilberto, Rebeca Santos Falcão do Nascimento, cantou o hino nacional brasileiro.

A Academia Cearense de Ciências foi fundada em 23 de outubro de 1985, tendo como objetivo congregar cientistas cearenses das diferentes áreas do conhecimento científico, para discutir e contribuir com ações, visando o engrandecimento do estado do Ceará, assim como do país. A Academia possui um total de 50 membros e as reuniões ocorrem mensalmente.

O professor Nilberto possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (1996). Em 1996, fez estágio eminentemente prático em Farmacologia Cardiovascular (80 horas) no Laboratório de Farmacologia do Instituto Nacional de Farmacologia-INFAR sob orientação do Dr. Antônio José Lapa. Fez Mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (1998). Professor de Farmacologia e Terapêutica na Universidade Estadual do Ceará (Uece) de agosto de 1998 até o presente. Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa no Uso de Animais na Uece de 2012 a 2016. Em 2000, fez estágio eminentemente prático de 120 horas no Laboratório de Farmacologia da UNICAMP sob orientação do Dr. Gilberto de Nucci. Fez doutorado em Farmacologia na Universidade Federal do Ceará (2004) e Pós-Doutorado na Fontaine Research Park (2009-2011) na University of Virginia. Professor permanente nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas-  Uece, Rede Nordeste de Biotecnologia, Biotecnologia Humana e Animal, Mestrado em Transplantes. Membro da Câmara das Ciências Médicas e da Saúde da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico de 2012 a 2016. Presidente da comissão gestora do biotério da Universidade Estadual do Ceará, vice-diretor do Instituto de Ciências Biomédicas da Uece de 2012 a 2015. Diretor do Instituto de Ciências Biomédicas na gestão de 2015 a 2020 e de 2020 até o presente. Presidente da Comissão Gestora do Centro de Bioterismo de 2022 até o presente. Membro do Conselho Universitário da Uece de 2012 até 2020. Professor Associado O da Universidade Estadual do Ceará. Membro da Sociedade Americana de Farmacologia e Terapêutica Experimental (ASPET), Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica, Sociedade Brasileira de Fisiologia e Sociedade Brasileira de Toxinologia. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacologia Cardiorenal, atuando principalmente nos seguintes temas: mecanismos de falha na natriurese pressórica, hormônios de ação renal, cardiotônicos esteróides e avaliação farmacológica ou toxicológica de extratos e ativos vegetais.

Acesse aqui cerimonial da solenidade.