Professor da Uece é convidado por universidade chinesa para falar sobre China no Ceará

26 de setembro de 2024 - 08:15

 

O professor de História da China do Curso de História e coordenador do Laboratório de Estudos Asiáticos (Lepo), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Antonio Guerra, foi convidado pela diretora do Departamento de Língua Portuguesa da Universidade Normal de Hebei, na China, e diretora chinesa do Instituto Confúcio da Universidade Federal Fluminense (UFF), Qiao Jianzhen (乔建珍), para falar sobre a presença da China no nordeste do Brasil – O caso do Ceará. A palestra acontecerá na próxima sexta-feira, dia 27, às 19h30, pela plataforma VooV Meeting.

De acordo com o docente da Uece, em 2024, o governo da China vem realizando no Brasil e no mundo uma série de eventos comemorativos em alusão a importantes datas, como os 75 Anos de fundação de sua República Popular, os 50 anos das relações diplomáticas entre China e Brasil e os 20 anos de criação dos Institutos Confúcio. Em maio deste ano, professor Guerra, a convite do Instituto Confúcio da UFC, ministrou uma palestra sobre A China e a Geopolítica Atual.

No próximo mês de outubro, por ocasião da XXIX Semana Universitária da Uece, o professor Guerra, juntamente com a pesquisadora Aline Ribeiro, mestranda em Filosofia pela Uece, realizará um minicurso introdutório à Filosofia e à Cultura Chinesa, cujas vagas, num total de 50, foram esgotadas assim que se iniciaram as inscrições. “A Uece, portanto, se insere assim entre as instituições de ensino superior do Brasil, como uma Universidade credenciada a discutir a respeito do país que mais vem crescendo no mundo”, destaca o professor da Uece.

Os interessados em assistir ao evento com o público da instituição chinesa, pode realizar inscrição clicando aqui.