Professor da UECE é aprovado em doutorado na Hungria

24 de agosto de 2020 - 11:38 # #

O agora ex-professor substituto da UECE, Arthur Pereira Sales, foi aprovado em seleção de doutorado pela Universidade de Pécs, na Hungria, pelo Programa Stipendium Hungaricum. A Universidade de Pécs é a mais antiga e tradicional da Hungria e uma das mais antigas da Europa, fundada em 1367.

O projeto de pesquisa de doutorado de Arthur intitula-se Economic Shocks and Environmental Indicators: evidence from Brazilian municipalities (Choques econômicos e indicadores ambientais: Evidências de municípios brasileiros) e tem por objetivo medir o crescimento econômico através da luz noturna e sua relação com a degradação ambiental no Brasil. A pesquisa “envolve uma análise feita por um software de luz noturna que mede os níveis de impactos ambientais nos municípios brasileiros” explica.

“A seleção de doutorado foi demorada, tendo início em novembro de 2019, finalizando em julho de 2020 e contou com as fases de envio de documentação, entrevista e aceite/recusa da bolsa” cometa Arthur que foi professor vinculado ao Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) de 2018 a 2020.

Sobre o programa

O Programa Stipendium Hungaricum foi lançado em 2013 pelo governo húngaro e tem como principal missão o aumento do número de estudantes estrangeiros na Hungria e incentivar as instituições de ensino superior húngaras a atrair os melhores estudantes estrangeiros. O programa é gerenciado pela Fundação Pública Tempus e oferece 250 bolsas a estudantes brasileiros anualmente, que tenham interesse em estudar em instituições de ensino superior na Hungria em vários níveis, sendo estes da graduação ou pós-graduação (mestrado e doutorado).