Proex/UECE promove mostra fotográfica e troca de experiências

1 de dezembro de 2020 - 15:24 # # #

Aconteceu no último dia 25 de novembro dentro da programação específica da XXV Semana Universitária a mostra fotográfica e troca de experiências em educação, infância e diversidade, promovida pela Pró-reitoria de Extensão.

A primeira apresentação intitulada “Infância em tempos de distanciamento social” da professora Alda Sousa (Unilab) trouxe experiências pessoais vivenciadas devido à pandemia. Relatos de como o cotidiano de professora foi alterado e tomado pelos afazeres em torno da rotina diária da filha, Ayra, de 1 ano e 4 meses e de suas terapias com fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta. Para Alda o “brincar é um processo de construção do conhecimento, é através da brincadeira que a criança aprende”.

A segunda apresentação foi do coordenador do UNICEF em Fortaleza e professor da UFC, Rui Rodrigues Aguiar, que apresentou um projeto do UNICEF desenvolvido em tempos de isolamento social, intitulado Sentimentos no Papel. Foi solicitado às famílias e às crianças que elas ilustrassem em uma folha de papel os seus sentimentos durante a pandemia. Rui comenta que “ficou evidente o quanto as crianças foram afetadas durante a pandemia. Tem-se a ideia de que as crianças sofrem pouco os efeitos da Covid-19, mas na verdade as crianças são as maiores vítimas, pois embora elas não sejam afetadas pela doença propriamente dita, mas sua saúde mental foi bastante afetada, assim como foi afetada a dinâmica das famílias.”

A terceira apresentação foi “Contação de histórias para crianças” apresentado por Karolini Bezerra e José Altervir Cardoso, membros do projeto Me Conte (UECE). O projeto tem como objetivo despertar o imaginário e enriquecer a visão de mundo dos sujeitos, oferecendo outras possibilidades para que possam se afastar da criminalidade, reforçando os vínculos entre o público alvo deste projeto, a comunidade frequentadora da Associação dos Moradores da Serrinha e a UECE. Antes da pandemia, o grupo se encontrava presencialmente no bairro Serrinha e tinham ensaios e seleção de repertórios. Devido à pandemia o grupo teve que inovar e se reformular.

Tomando como modelo o projeto Contação por Telefone do Rio de Janeiro, novas práticas foram criadas e a contação de histórias passou a ser via chamada de vídeo ou chamada de áudio. As práticas incorporadas foram: a criação de formulário de inscrição para contadores e ouvintes, criação de cartilha orientadora para contadores, criação de grupo no whatsapp para compartilhamento de experiências e utilização de pasta compartilhada na nuvem com repertório de histórias e poemas.

Por último, houve a apresentação de Anabela Alcântara (Escola Vila e Clara Luz Yoga) de Yoga para crianças e adolescentes. Além da partilha de sua experiência como professora, Anabela apontou as razões para a prática do Yoga: consciência corporal e autoconhecimento; flexibilidade e equilíbrio; autoconfiança, autoestima e autonomia, calma atenção e concentração e autocuidado e cuidar dos outros e da natureza. Houve ainda um momento de meditação com os participantes da mostra.

Por fim, a mediadora professora Michely Andrade agradeceu a presença e todos e ressaltou “estou bastante emocionada, pois nós estamos bastante absorvidas pelo trabalho e ver como toda essa situação atual afeta as nossas crianças é uma reflexão importante e urgente nesse contexto de pandemia.”