PROEX / UECE certifica 176 jovens do projeto Com. Domínio Digital na Bahia

31 de agosto de 2009 - 16:09 #

O Com.Domínio Digital, projeto desenvolvido pelo Instituto Aliança, em parceria com a UECE, consiste na formação profissional de jovens para o moderno mundo do trabalho e está atualmente distribuído em sete Estados: Ceará, Pernambuco, Sergipe, Bahia, São Luis, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, e 43 núcleos beneficiando aproximadamente 6.000 jovens, contando com o apoio financeiro, do Instituto IBI, do Instituto Walmart, do Fundo Japonês e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), dentre outros. No Ceará e em Pernambuco a experiência do Com.Domínio foi ampliada, sendo absorvida pelas Secretarias de Educação dos dois estados, como política pública, com uma experiência piloto em 30 escolas.

A Universidade Estadual do Ceará (UECE), através da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), acompanha as ações do projeto em todos os estados e atua como entidade certificadora.

Nos dias 29 e 30 de agosto, jovens do município de Simões Filho e das comunidades de Pernambués e de Pau da Lima, todos da Bahia, receberam seus certificados em solenidade que contaram com as presenças do vice-reitor da UECE, Antonio de Oliveira Gomes Neto, do representante do Instituto Aliança e demais parceiros.

Segundo a professora Celina Magalhães Ellery, Pró-Reitora de Extensão da UECE, o programa de formação se realiza em regime de segundo turno, ou seja, no período complementar à escola, três vezes por semana, cumprindo carga horária de 580/h/a e está organizado em etapas que se desenvolvem articuladamente, a Formação Integral e a Inserção na atividade produtiva. A Etapa de Formação Integral do Jovem envolve três eixos: Desenvolvimento Pessoal e Social – DPS; Formação em Tecnologia da Informação – TI; Formação para o Mundo Empresarial – ME.

O processo de Inserção Produtiva do jovem começa antes do seu ingresso no Com. Domínio Digital, quando já se iniciam articulações, contatos, estratégias e ações do Projeto junto às possíveis empregadores. A etapa denominada de inserção se refere ao período em que o jovem se incorporará, concretamente, ao mundo do trabalho, através de uma colocação que se adeqüe aos princípios defendidos pelo Com.Domínio Digital e, ao mesmo tempo, lhe satisfaça como profissional. Os índices de inserção têm atingido mais de 70% no Ceará, e cerca de 62% nos demais Estados.