Produções Acadêmicas devem ser entregues em Formato Digital, a partir de agora

4 de setembro de 2012 - 14:06 #

As produções acadêmicas de Graduação e de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Ceará (UECE) deverão ser entregues agora em meio digital ao Sistema de Bibliotecas da UECE. Esta foi uma das várias proposições aprovadas durante a reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), realizada ontem à tarde, dia 3 de setembro.

A Resolução que estabelece as diretrizes para o recebimento em meio digital das produções acadêmicas – trabalhos de conclusão de cursos, monografias, dissertações e teses – que passarão a constar do Sistema de Bibliotecas da UECE foi apresentada pelo conselheiro presidente do CEPE, o reitor Jackson Sampaio.

A Resolução sustenta-se no fato de que o Sistema de Bibliotecas da UECE recebe a cada semestre em torno de 2,5 mil produções acadêmicas de graduação e de pós-graduação – especialização, mestrado e doutorado. As limitações físicas da Biblioteca Central e das Unidades do Sistema de Bibliotecas da UECE impossibilitam o armazenamento de tamanho volume de trabalhos acadêmicos de professores e alunos.

De acordo com as diretrizes, o autor deve entregar seu trabalho em suporte digital – DVD -, contendo o arquivo da obra em formato PDF e em conformidade com as regras apresentadas no Manual de Normalização da UECE. O arquivo eletrônico deve conter também a folha de avaliação/aprovação pela banca examinadora.

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão reúne-se a cada dois meses, sendo presidido pelo reitor da UECE. A próxima reunião será no dia 5 de novembro.