Processo de Eleição dos Dirigentes de Centros e Faculdades e Ouvidor – UECE

20 de setembro de 2012 - 16:39 #

Esclarecimentos sobre falhas nas listagens

Com relação aos problemas nas listagens de professores, servidores e alunos, utilizadas no processo de eleição dos novos diretores e vice-diretores de Centros e Faculdades, para o período 2012/2016, temos a esclarecer o que se segue:

1.    Da listagem de professores e servidores

No dia 14/08/2012 os dados para as listagens foram gerados numa planilha e enviados à Comissão. No dia 18/09/2012 foram observadas algumas ocorrências elencadas a seguir:

Tendo em vista a postergação da data da eleição, uma nova planilha deveria ter sido solicitada. Isso eliminaria as ocorrências 1 e 2. Entre 14/08/2012 e 18/09/2012 novos registros foram gerados no Sistema de Pessoal (SisPessoal) da UECE.

Lamentavelmente, observou-se que, mesmo após a geração de nova planilha, no dia 18/09/2012, os problemas da ocorrência 1 não foram completamente eliminados, pois algumas rescisões contratuais não tinham ainda sido registradas no Sistema SisPessoal. Importante ressaltar que os atos da Administração Pública, como afastamentos, exigem publicação no DOE para sua validade.

Os problemas verificados pela ocorrência 3 se deram pela tentativa de facilitar e evitar deslocamentos para as unidades de origem de professores e servidores que fazem curso em Fortaleza. Estes foram relacionados numa listagem separada, elaborada pela própria Comissão, sem qualquer impedimento do direito ao voto, podendo fazê-lo no Campus do Itaperi.

Os problemas motivados pela ocorrência 4 se deram por interpretação equivocada das normas, pois o sistema serve para diversos usos e, no caso da definição de vagas para concursos, o registro de servidores em disposição não precisa ser conferido. A conversão para a situação de atividade para fins políticos, infelizmente, no momento, não foi feita.

Após a análise dessas ocorrências, ainda no dia 18/09/2012, no período da tarde, uma nova planilha foi enviada à Comissão, já com esses problemas corrigidos.

2.    Da listagem de alunos

No dia 20/08/2012 foi enviado pelo Departamento de Informática para a Comissão a relação dos alunos ativos hábeis a votar no processo de eleição 2012. No entanto, uma vez que o processo de matrícula 2012.2 ainda não havia sido encerrado, nessa relação não constavam os alunos ingressantes. Cabe ressaltar que somente depois da conclusão de todo o processo de matricula é que os alunos são efetivados no Sistema de graduação (SisAcad) e recebem o código de matrícula.

No dia 19/09/2012, por solicitação da Comissão, uma nova relação dos alunos hábeis foi gerada e enviada, já com os alunos ingressantes em 2012.2. Como se observa, os problemas foram genéricos, transversais a toda a UECE e impessoais, gerando diagnósticos imediatos e soluções adequadas.

Profa. Adriana Wanderley de Pinho Pessoa                                                       Paulo Henrique Aguiar

Departamento de Pessoal-DEPES                                                                       Departamento de Informática-DI

Prof. Cleiton Batista Vasconcelos

Comissão Eleitoral