Primeiro artigo cearense no Journal of Cosmology and Astroparticle Physics é da Uece

24 de novembro de 2017 - 15:13

O artigo intitulado “On the global Casimir effect in the Schwarzschild spacetime” será o primeiro trabalho realizado no Ceará aceito no conceituado periódico internacional Journal of Cosmology and Astroparticle Physics (JCAP), avaliado como qualis A1 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A pesquisa é de autoria dos professores do Grupo de Física Teórica da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Marcony Silva Cunha, do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT); Celio Rodrigues Muniz, da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (Fecli); e Makarius Oliveira Tahim, da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc); juntamente com Horácio Santana Vieira, da Universidade Federal da Paraíba (UFPb).

“Para a Uece, esse artigo representa mais uma conquista, uma vez que seremos a primeira do Ceará a conseguir publicação no periódico”, ressalta o pesquisador Marcony Silva Cunha. E adianta: “Atualmente, estamos aguardando o julgamento da Capes para autorização do primeiro Mestrado Acadêmico em Física (comitê de Física/Astronomia)”.

O artigo a ser publicado no JCAP trata de aspectos relacionados ao vácuo quântico de um campo escalar em conexão com singularidades de buracos negros estáticos. Uma versão preliminar do trabalho encontra-se disponível no banco de dados Arxiv.