Presidente da Capes visita Uece para fortalecer parcerias em educação e pós-graduação
7 de fevereiro de 2025 - 10:07
A Universidade Estadual do Ceará (Uece) recebeu a presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Denise Pires de Carvalho, acompanhada do diretor de Ensino a Distância da CAPES, Antônio Carlos Amorim. O encontro contou ainda com a participação da secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Sandra Monteiro, o vice-reitor da Uece, professor Dárcio Teixeira, e das pró-reitoras da Uece de pós-graduação e pesquisa, extensão e políticas estudantis, as professoras Ana Paula Ribeiro, Lana Nascimento e Mônica Cavaignac, e do pró-reitor de administração, servidor Fernando Santos.
O objetivo da reunião foi alinhar estratégias e fortalecer a cooperação entre as instituições, visando o aprimoramento da educação superior e da pesquisa científica no Ceará. A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Ana Paula Ribeiro, apresentou o panorama da pós-graduação da Uece, destacando a estrutura de 20 programas, com ênfase no Programa de Pós-Graduação em Ciência Veterinária (PPGCV) e no Renorbio, ambos com nota 6 na CAPES.
Foram ressaltados os programas especiais, como o Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) em Áreas Estratégicas e no Semiárido, o Proext-PG e o Pró-equipamento, além das iniciativas para ampliação da infraestrutura, incluindo o Centro de Bioterismo, o Núcleo de Computação Científica e Aplicada (NC2A), o Núcleo de Estudos Ambientais (NEA), o Complexo de Equipamentos e Laboratórios Multiusuários e Microscopia Avançada (CELMMA) e a Unidade de Pesquisa Vale do Jaguaribe (UpVale), bem como melhorias de acessibilidade e o fortalecimento dos hospitais universitários.
Durante o encontro, Denise Pires destacou que 31% dos mestrandos e 57% dos doutorandos no Brasil são beneficiários de bolsas da CAPES, reforçando o papel essencial da instituição para o desenvolvimento científico do país. “Sinto-me honrada por presidir a CAPES, uma instituição fundamental para a formação de recursos humanos qualificados e para o avanço da ciência brasileira”, afirmou.
A secretária Sandra Monteiro destacou também a relevância da colaboração entre o governo estadual e as instituições de ensino superior para a interiorização da educação e da ciência, promovendo o acesso ao conhecimento em todas as regiões do Ceará.