Premiado artigo de docente da Uece sobre exclusão e resistência na periferia de Fortaleza

28 de fevereiro de 2025 - 11:37

 

O artigo intitulado “O urbano nas margens do campo: por uma sociologia dos espaços e vidas residuais”, de autoria do professor Wellington Ricardo Nogueira Maciel, do curso de Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), foi o vencedor da última edição do prêmio Revista Crítica de Ciências Sociais, com decisão por unanimidade do júri.

O artigo premiado busca rediscutir a noção de campo nas ciências sociais com base nas transformações do espaço urbano provocadas pelas políticas da vida e da morte na periferia de Fortaleza, Ceará; sugerindo que, se as periferias brasileiras sempre foram vistas como espaços de violação de direitos humanos, onde os princípios mais básicos da cidadania nunca se tornaram regra, urge dar atenção às escalas urbanísticas que a necrobiopolítica tem alterado.

Para a premiação em Euros, esta edição selecionou o melhor artigo publicado nas páginas da RCCS entre 2022 e 2023. Reunido no último dia 19 de fevereiro, o júri tomou a decisão de forma unânime, tendo emitido o seguinte parecer: “O júri deliberou atribuir o prêmio ao presente artigo por considerar […] a sua solidez e originalidade teóricas, bem como a forma convincente como articula o enquadramento conceptual com o trabalho de campo. A relevância e complexidade do tema abordado, aliadas ao seu manifesto potencial emancipatório, constituíram fatores determinantes nesta decisão. O carácter interdisciplinar do trabalho, estabelecendo um diálogo profícuo entre a sociologia urbana crítica e os estudos do poder de Giorgio Agamben, revela-se particularmente bem conseguido. A estas qualidades acresce ainda a boa qualidade da escrita, nomeadamente a sua clareza.”

Para o autor, esse prêmio é um reconhecimento da relevância de pesquisas na área das Ciências Sociais. “O Prêmio Revista Crítica de Ciências Sociais é um importante reconhecimento do trabalho acadêmico que as ciências sociais cearenses realizam. O curso de ciências sociais e a Pós-graduação em Sociologia da Uece, certamente, ocupam aí um lugar de destaque. A relevância da ciência no mundo de hoje e, em particular, das ciências sociais, está em fornecer olhares renovados e retirar dos fenômenos mais contextualizados, efeitos universais em seus sentidos e em suas consequências. Nesse sentido, estendo aos meus colegas de área a láurea do prêmio que conquistei com a esperança de que as ciências sociais cearenses assumam cada vez mais o lugar de relevância que merecem”.

Clique aqui para ler o artigo na íntegra.