Prefeito de Fortaleza assina ordem de serviço para construir um CEI no Campus Itaperi

4 de dezembro de 2015 - 19:24 #

O equipamento, que atenderá cerca de 220 crianças de 1 a 5 anos será construído em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (Uece)

alt

O prefeito Roberto Cláudio assinou, nesta quinta-feira (03/12), a ordem de serviço para construção do Centro de Educação Infantil (CEI) do bairro Dendê, em um terreno outorgado em cessão para uso compartilhado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). A solenidade de assinatura ocorreu no gabinete do reitor da Uece,  Jackson Sampaio.

O Prefeito destacou que a unidade será campo de estágio, pesquisa e extensão para a UECE e terá parte das vagas da creche destinadas a filhos de alunos da Universidade. Além disso afirmou que o CEI com a Uece deve servir de exemplo para os demais, pois a Prefeitura de Fortaleza deseja que eles sejam locais de vanguarda, inovadores, que possam modificar a vida das pessoas, declarou.alt

Conforme Roberto Cláudio, a exposição de estudantes de 1 a 5 anos (faixa etária atendida pelos equipamentos) a atividades de estímulo educacional resultam em indicadores cognitivos e motores na vida jovem e adulta daquele aluno. Essa criança, acompanhada pelos pais e pela nossa rede de saúde acaba tendo resultados de médio e longo prazo muito superiores. Segundo ele, a rede de ensino infantil duplicou o número de vagas, no fim de 2015, em relação ao igual período de 2013.

Os recursos são oriundos do Tesouro Municipal e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o novo CEI atenderá a cerca de 220 crianças. O equipamento terá 1.510,23 m² de área total e contará com dez salas de aulas, fraldário, sala de leitura e biblioteca, copa, refeitório, despensa, cozinha, solarium (espaço externo para atividades ao ar livre), sala de repouso para as crianças, rouparia, lavanderia e sala de professores.

alt

De acordo com o secretário de Educação, Jaime Cavalcante, a creche é um espaço possível para integrar a comunidade universitária e a gestão. Parte dos alunos dessa creche serão filhos de professores e de alunos da universidade. Quem passa o dia estudando no campus, agora, tem a oportunidade de deixar os filhos estudando num local com qualidade, disse.

Para o reitor da Uece, Jackson Sampaio, o CEI tem uma grande função social para a comunidade e uma grande função acadêmica para a Universidade.

alt

Toda a área da Regional tinha apenas uma pequena presença do poder público. Hoje, essa área se adensa, e a Universidade, junto à Prefeitura, passa a ser uma plataforma de serviços sociais para a comunidade, destacou.

Parceria com a Uece

O prefeito Roberto Cláudio ressaltou diversas ações em parceria com a Universidade Estadual do Ceará. A Uece é uma das centralidades urbanísticas de Fortaleza: pela densidade de pessoas, multiplicidade de serviços, pela centralidade de sua localização, avalia.

alt

A solenidade de assinatura do CEI contou também com a presença  do vice-reitor, Hidelbrando Soares, do secretário de Educação de Fortaleza, Jaime Cavalcante Filho, do ex-reitor, Assis Araripe, do representante da construtora J.M.V, Marcelo Correira Lima, de pró-reitores, de diretores de centros, de faculdades, de coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação, de servidores, e demais autoridades acadêmicas e da prefeitura de Fortaleza.