PPGS planeja novos rumos a partir de workshop de autoavaliação

22 de agosto de 2024 - 14:31

 

a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Uece (PPGS) realizou, nos nos dias 12 e 13 de agosto, debate sobre autoavaliação e planejamento estratégico do Programa, mobilizando docentes, discentes, funcionários e egressos.

A professora Shirlei Piñeiro, também doutoranda do PPGPP da Uece, conduziu os participantes por um processo de reflexão sobre as demandas do Programa, a formação dos alunos e o impacto das atividades na sociedade. “A autoavaliação é como um raio-x do programa”, explica a professora Shirlei. Segundo ela “o Workshop ganhou grifos, principalmente, pela interação e pelo engajamento dos distintos atores do Programa que, sem sombra de dúvidas, assumirão a titularidade da avaliação interna, uma vez que: i) os três Grupos de Trabalhos constituídos no evento (Programa, Formação e Impacto na Sociedade) conduziram, majestosamente e de forma colaborativa, a análise do Resultado da Avaliação Quadrienal 2021 do PPGS, identificando os valores e entraves que foram credenciados pela avaliação Externa da CAPES; ii) a partir da reflexão participativa, sobre a identidade e a heterogeneidade do Programa, foram reformuladas as diretrizes estratégicas e os objetivos do PPGS; e, iii) membros dos GTs foram designados para investigar o alinhamento de temas relacionados aos indicadores de avaliação da Capes às práticas do PPGS. Neste sentido, a partir deste contexto solidário e de trabalho participativo, acredito que os frutos resultantes da autoavaliação do PPG em Sociologia da Uece serão apropriados de maneira mais efetiva”.

Para a discente Lara Peixoto, o workshop foi uma oportunidade de compreender melhor o processo de avaliação. “O evento foi muito interessante e nos ajudou a entender como podemos contribuir para o desenvolvimento do programa”, afirma Lara.

Com base nas discussões do workshop, o PPGS irá elaborar um plano estratégico para os próximos quatro anos, período de avaliação da Capes. O intuito é definir metas claras e ações concretas para alcançar os objetivos propostos.

A Capes, agência de fomento à pesquisa, tem incentivado cada vez mais a autoavaliação e o planejamento estratégico como parte fundamental da avaliação dos programas de pós-graduação. Essa prática permite que cada programa faça um diagnóstico completo de sua situação, identifique seus pontos fortes e fracos, e trace metas para os próximos anos.