PPGE recebe 58 novos alunos de mestrado e doutorado

7 de março de 2018 - 14:54

alt

Os 58 novos alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação (PGGE) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) participam, a partir desta quarta-feira (07/03), no auditório da PPGE, de Seminário de Introdução aos Cursos de Mestrado e Doutorado em Educação (turma 2018). A programação vai até a próxima sexta-feira (09/03).

Do total de 58 estudantes, 30 passam a fazer parte do mestrado e 28 do doutorado do PPGE, que já formou 242 mestres e 27 doutores e possui ainda 68 mestrandos e 81 doutorandos.

Ao dar as boas-vindas, o reitor da Uece, Jackson Sampaio, explicou que o crescimento da pós-graduação na Uece, e mesmo nacionalmente, foi impulsionado nas últimas duas décadas. “O sucesso da pós-graduação brasileira é um case para o mundo”, comentou.

Ele avaliou ainda que “nossos resultados de educação básica no Ceará são razoavelmente consistentes”. Entretanto, Jackson Sampaio considerou que ainda há deficiências na formação, como no ensino de matemática. Por isso, ele defendeu que a Uece deve dar uma contribuição na busca por soluções para a melhoria da qualidade do ensino, já que possui um conjunto de licenciaturas e cursos de pós-graduação que tratam sobre educação.

Já o diretor do Ensino da Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq), Wilson Carvalho, ressaltou os excelentes resultados alcançados pelo PPGE, que atualmente possui nota 5 pela avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Vocês (estudantes) estão num programa de excelência nacional e têm um papel decisivo na manutenção e alavancamento da excelência das atividades aqui desenvolvidas”, afirmou.

Para a diretora do Centro de Educação (CED), Josete Sales, é importante que os alunos “transitem e aproveitem os nossos espaços” para além dos limites do PPGE, buscando uma integração com demais cursos e programas. Ele informou que atualmente o CED “é um Centro grande, forte e que se estende a 11 polos de educação no Ceará”.

alt

O coordenador do PPGE, João Batista Carvalho, celebrou os avanços desde 2004, quando o mestrado iniciou as atividades. Ele ressaltou que apenas cinco programas de pós-graduação em Educação no Nordeste possuem nota 5 na avaliação da Capes.

Além disso, destacou que hoje o PPGE conta com 19 grupos de pesquisa, 21 projetos financiados por programas de fomento e 32 professores. “Nada disso seria possível se não fosse o trabalho coletivo de professores, estudantes, coordenadores e técnico-administrativos”, avaliou.

Na abertura do seminário, os estudantes acompanharam ainda conferência do professor da Universidade Federal de Goiás e membro do Conselho Superior da Capes, Luiz Dourado, com o tema “PNE, diretrizes e formação de professores: desafios”.

Durante a fala, ele tratou sobre as dificuldades de implementar na prática as diretrizes de formação profissional presentes em normas que regulamentam a educação no País, como o Plano Nacional de Educação (PNE).

A abertura contou ainda com a participaçãode da vice-coordenadora do PPGE, Maria Marina Dias Cavalcante, e de professores do mestrado e doutorado. A programação ainda inclui a apresentação de professores e grupos de pesquisa do PPGE, roda de conversa entre os novos alunos e os veteranos, palestra sobre financiamento e internacionalização da pós-graduação e pesquisa, entre outras atividades.