PPGCF/UECE comemora 20 anos de criação com inauguração de três Laboratórios

8 de janeiro de 2020 - 10:48

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (PPGCF) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) comemorou 20 anos de criação, no último dia 12/12/19, com grande evento e no dia seguinte (13) inaugurou três laboratórios que estão instalados no Instituto Superior de Ciências Biomédicas (ISCB), Campus Itaperi.

Foram inaugurados os seguintes laboratórios: no 1º piso – o Laboratório de Perfusão de Transplantes (rim e fígado); no 3º piso o Laboratório de Fisiologia Endócrina e Metabolismo; Fisiologia Pulmonar, Microperfusão Renal, Fisiologia Renal e Fisiologia do Comportamento.

O reitor da Uece, Jackson Sampaio, em seu discurso enfatizou, que estamos numa fase muito boa aqui na Uece, com o governo do estado tendo aprovado o orçamento específico de custeio para fazer funcionar o Biotério Central das Universidades Cearenses, que vamos inaugurar em 2020. Quero também destacar que o curso de Medicina teve como suporte fundamental de criação, tanto quanto o PPGCF, a instalação qualificada do nosso Instituto Superior de Ciências Biomédicas.

O evento contou com a participação da reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) professora Denise Pires de Carvalho, que coordenou a Mesa Redonda – “Ações estratégicas simples para alavancar o sistema de pesquisa e desenvolvimento no país”. Vale ressaltar que a reitora acompanhou de perto a instalação do PPGCF, tendo sido professora e orientadora de tese do Doutorado Institucional oferecido à UECE pela UFRJ, iniciativa esta que respondeu pelo segundo suporte fundamental à criação do PPGCF. A professora Denise de Carvalho destacou na ocasião, “que era uma grande honra estar ao lado do reitor da Uece, Jackson Sampaio, festejando esse momento”.

A diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Glaucia Posso Lima, enfatizou “fico muito feliz por esse momento, quero agradecer aos professores que fazem o PPGCF, sobretudo pela dupla comemoração, os 20 anos do PPGCF e a inauguração dos três laboratórios que completam o ISCB.

O diretor do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da UFRJ, professor Celso Caruso Neves, ministrou palestrou sobre “Ciência e Desenvolvimento da Sociedade Brasileira”. Fizeram o uso da palavra também, os professores Nilberto Robson do Nascimento, diretor do ISCB, e José Henrique Cardoso, que falou “estamos agora no espírito de colher o que plantamos, com um trabalho de humildade, desejamos muito sucesso aos pesquisadores dos laboratórios que inauguramos”, pontuou o professor Henrique Cardoso.

A programação constou de palestras; apresentações de trabalhos; e de banners dos egressos concorrendo a premiações. Homenagens aos professores fundadores do curso, do PPGCF, do ISCB, como os professores Manassés Claudino Fonteles, José Jackson Coelho Sampaio e José Henrique Leal Cardoso. O professor Ariclécio Cunha de Oliveira, coordenador do novo Laboratório de Fisiologia Endócrina e Metabolismo (LaFEM), atuou como mestre de cerimônia.

Participaram do evento, os professores Adriano Loureiro, Ana Maria Sampaio, José Maria Chaves (presidente do Sindicato dos Médicos Escritores), Andrelina Noronha, Aline Alice de Albuquerque, Lucília Leite Lima, demais professores, servidores e convidados.