Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas celebra 25 anos com presença de professores fundadores
9 de dezembro de 2024 - 14:47
Na última quinta-feira, 5 de dezembro, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (PPGCF) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) celebrou seus 25 anos de história com uma solenidade no Auditório do Instituto Superior de Ciências Biomédicas (ISBC), campus Itaperi. A cerimônia marcou um momento especial para o programa, reconhecido por seu papel na formação de pesquisadores e docentes qualificados na área de Fisiologia.
Estiveram presentes o vice-reitor da Uece, professor Dárcio Teixeira, ex-reitor da Uece, professor Manassés Claudino Fonteles, diretor do Instituto Superior de Ciências Biomédicas (ISCB), professor Nilberto Robson Nascimento, docentes, discentes e ex-alunos do programa. A programação incluiu homenagens a professores que contribuíram significativamente para o crescimento do PPGCF e uma retrospectiva sobre a trajetória de sucesso do programa.
A concepção do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (PPGCF) se deu inicialmente com a criação do Curso de Mestrado Acadêmico em Ciências Fisiológicas (CMACF), em 1999, devido à escassez na formação de recursos humanos com qualificação nesta área, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. Na época foi o segundo curso de pós-graduação Stricto Sensu na área da saúde da Universidade Estadual do Ceará (Uece), onde existiam apenas os cursos de graduação em biologia, enfermagem e nutrição, e poucos docentes doutores na área da saúde, particularmente na área de ciências fisiológicas. Sua criação se deu a partir da vinda de professores do Programa de Pós-graduação em Farmacologia da Universidade Federal do Ceará – UFC (Manassés Claudino Fonteles, José Henrique Leal Cardoso, Andrelina Noronha Coelho de Souza e Krishnamurti de Moraes Carvalho). A criação deste Programa levou à fundação do Instituto Superior de Ciências Biomédicas – ISCB/Uece. Além disso, inúmeros grupos de pesquisa foram criados e fortalecidos após a criação do PPGCF, que vêm desenvolvendo projetos de pesquisa de elevada importância econômica, envolvendo substâncias bioativas de origem vegetal e animal com efeitos nos diversos sistemas fisiológicos.
Durante a solenidade, foram prestadas homenagens a professores, estudantes e egressos que contribuíram para o desenvolvimento do programa. A professora Cláudia Ferreira Santos, uma das fundadoras, comentou o crescimento do Instituto: “Vejo um crescimento enorme. Éramos um grupo de 10 pessoas e agora temos 21 permanentes e seis colaboradores. Somos um grupo maior, mas guardamos e levamos o mesmo espírito de união, assim como devemos seguir pelos próximos 25 anos,”, pontua.
Já o diretor do Instituto, professor Nilberto Robson Nascimento falou aos jovens presentes: “Já fizemos coisas grandes, como pesquisas publicadas em grandes periódicos científicos, com alunos que hoje se destacam no cenário nacional e até internacional. Vocês podem também fazer grandes coisas. Ousem! Tenham projetos ousados para o futuro e se orgulhem por estudarem nesse programa”, comenta.
Por fim, em seu discurso, o vice-reitor da Uece, professor Dárcio destacou a relevância do programa para a ciência brasileira e para o fortalecimento da pesquisa no Ceará. “O PPGCF não apenas forma pesquisadores, mas também transforma vidas e contribui para o avanço do conhecimento científico. Este é um momento de celebração e de projeção para os próximos 25 anos”, finalizou.