PPCCLIS/Uece e Escola Nacional de Saúde de Guiné-Bissau iniciam Dinter internacional

25 de fevereiro de 2025 - 12:24

 

A coordenadora do Programa de Pós-graduação de Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS/Uece), professora Rhanna Carvalho, e a coordenadora do novo Doutorado Interinstitucional (Dinter) entre PPCCLIS e Escola Nacional de Saúde (ENS) de Guiné-Bissau, professora Luciana Quixadá, estiveram na instituição africana parceira, no período de 3 a 8 de fevereiro, para formalizar o convênio e iniciar as atividades da pós-graduação internacional.

No local, as professoras da Uece participaram de reuniões para assinatura e entrega de termo de cooperação, com a embaixadora do Brasil em Guiné-Bissau, Cláudia Maciel; o diretor da ENS, professor Adelino José de Pina; e a secretária executiva do Ministério da Saúde de Guiné-Bissau, Maimuna Baldé.

A visita foi também momento para a primeira aula e orientações voltadas aos sete doutorandos bissau-guineenses do Dinter em Saúde, que poderão ser os primeiros doutores da região. “A formação desses doutores poderá trazer forte impacto social para a população de Guiné-Bissau, haja vista que eles serão os primeiros doutores em saúde formados nesse país e poderão atuar como pesquisadores que produzam conhecimentos para atender às demandas locais”, enfatiza a professora Luciana Quixadá, ressaltando a grande relevância do Dinter Uece/ENS.

De volta ao Brasil, as docentes se reuniram com o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, para compartilhar detalhes da viagem e expressar seu reconhecimento pelo papel fundamental da Reitoria no desenvolvimento do Dinter. Na ocasião, entregaram um presente enviado pelo diretor da ENS de Guiné-Bissau, professor Adelino de Pina: uma simbólica escultura que representa a união e a cooperação entre os povos.

O Doutorado interinstitucional internacional terá continuidade com aulas híbridas e orientações virtuais, prevendo novas missões acadêmicas que levarão outros professores da Uece à Guiné-Bissau e proporcionarão a vinda dos doutorandos africanos à universidade cearense.