PPCCLIS promove evento sobre saberes e práticas em territórios fragmentados

31 de outubro de 2023 - 10:47 # # # # # # #

Colóquio

O Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), realizará, nos dias 9 e 10 de novembro, o “Colóquio Saberes e Práticas em Territórios Fragmentados: integração entre gestores, profissionais e usuários como dispositivo para a Promoção da Saúde”. O evento acontecerá em formato híbrido, no Núcleo de Pesquisa e Inovação em Saúde Coletiva (Nupeinsc), campus Itaperi, com transmissão ao vivo pelo canal do PPCCLIS no YouTube.

Com o objetivo de compartilhar experiências de ensino, pesquisa e extensão realizadas no PPCCLIS e relacionadas a ações de internacionalização, o Colóquio tem como público alvo, docentes, discentes e pesquisadores com experiências nacionais e internacionais nos campos da Educação e da Promoção da Saúde. Os interessados podem realizar inscrição pelo site do evento, clicando aqui.

A realização do Colóquio se justifica considerando uma uma característica comum, especialmente nas grandes cidades do Sul Global, que é a fragmentação da sua territorialidade urbana. Isso resulta tanto de materialidades como a divisão de classes socioeconômicas e as guerras entre facções criminosas, bem como é produzida simbolicamente pelo apartheid entre saberes científicos e populares e pelas representações sociais estigmatizadoras que atravessam os bairros vulnerabilizados.

Desse modo, é relevante estabelecer um espaço de discussão sobre a promoção da saúde nesses territórios, considerando que articular e integrar os diversos saberes por meio da informação, fortalecendo a participação dos sujeitos envolvidos, pode contribuir para a superação de conflitos inerentes ao cenário de precariedade resultante dessas fragmentações materiais e simbólicas.

A proposta deste evento surge como resultado de experiências acadêmicas de professores franceses e brasileiros apresentadas no Colóquio Freire Hoy, Freire Hoje, realizado em 2022 na cidade de Toulouse, França. Na ocasião, observaram-se trabalhos alinhados à área de Educação Popular em Saúde, especialmente de professores e pesquisadores que compõem a Rede Internacional Paulo Freire, bem como do PPCCLIS.

Este evento, portanto, busca efetivar uma cooperação internacional para fortalecer as capacidades científicas e tecnológicas por meio da troca de experiências, especialmente entre pesquisadores da França, do Brasil e da região de Québec, Canadá, para o desenvolvimento sustentável na perspectiva da promoção do bem-estar e da valorização da educação popular em saúde como estratégia para a promoção da saúde. Assim, como produtos desse colóquio, espera-se a construção de parcerias acadêmicas, alinhadas ao ensino e à pesquisa, entre as universidades envolvidas, bem como a publicação de um e-book com os manuscritos das conferências ministradas.

Clique aqui para realização de inscrição.