PosLA/Uece produz livros de estudos da linguagem em parceria com outras IES

16 de junho de 2020 - 16:21 # # # #

Estudantes egressos e professores do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), lançam os livros “A Linguística na teoria e na prática”, “Linguística aplicada: os conceitos que todos precisam conhecer – volume 1” e “Linguística aplicada: os conceitos que todos precisam conhecer – volume 2”.

As produções contaram com a parceria da Universidade Federal do Ceará (UFC) e de outras Instituições de Ensino Superior (IES). As publicações foram feitas pela editora Pimenta Cultural.

O livro Linguística na Teoria e na Prática tem como objetivo mostrar a produção científica de alunos e professores de graduação e pós-graduação de todo o Brasil abordando temas ligados não somente a como a Linguística trata teoricamente dos mais diversos assuntos, mas também de como as pesquisas são conduzidas a partir dos mais diversos aportes teóricos e, assim, abrir portas para as mais distintas discussões sobre língua, linguagem e sociedade.

No Linguística aplicada: os conceitos que todos precisam conhecer – volumes 1 e 2, o leitor compreenderá que a Linguística Aplicada trata de assuntos os mais diversos possíveis perpassando desde o ensino de língua materna e de língua estrangeira a assuntos ligados à sociedade e como se dá a concepção de ensino e docência contendo, assim, uma ampla gama de pontos a serem discutidos. Os autores trazem à tona assuntos que merecem um olhar mais cuidadoso a fim de engrandecer ainda mais estes ramos da ciência linguística.

No volume 1, são abordados os conceitos de ensino, metodologias de ensino e teorias como Pragmática, Nova Pragmática, Análise do Discurso Crítica e Linguística Sistêmico-Funcional, por exemplo, contando com textos de pesquisadores e professores de diversas regiões do país e que abrem espaço para que as discussões sejam ainda mais fecundas no futuro.

No volume 2, são tratados os conceitos de ensino de língua materna e de língua estrangeira, além de perceber como se dá o ensino mediado por computador e como é a concepção das novas figuras de docentes, contando com textos de pesquisadores e professores de diversas regiões do país e que abrem espaço para que as discussões sejam ainda mais fecundas no futuro.