Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Uece realiza curso internacional

8 de novembro de 2018 - 18:09

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV) da Faculdade de Veterinária da Uece oferecerá, de 12 a 23 de novembro, o curso “Modernas Abordagens para Produção In Vitro de Embriões em Caprinos e Ovinos”. Voltado para 11 estudantes de pós-graduação, sendo: seis brasileiros, dois uruguaios, um argentino, um colombiano e um paraguaio, o curso foi aprovado e financiado pelo CNPq/CBAB (Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia).

Durante o curso serão ministradas palestras por dois professores estrangeiros, o Dr. Daniel Salamone (Universidade de Buenos Aires, Argentina) e Dr. Alejo Menchaca (Instituto de Reprodução Animal, Uruguai), além da Dra. Yeda Watanabe (Vitrogen, Brasil). Além desses, palestras serão também ministradas pelos professores/pesquisadores do PPGCV: Airton Araújo, César Fernandes, Davide Rondina, Dárcio Teixeira, Luciana Melo, Rafael Rossetto, Ricardo Figueiredo e Vicente Freitas (coordenador do curso).

Serão duas semanas em que os professores da Uece irão, juntamente com os pesquisadores internacionais, apresentar aos alunos diversas biotécnicas utilizadas durante o processo de produção in vitro de embriões em pequenos ruminantes (caprinos e ovinos).

O CBAB é um programa de integração regional que tem colaborado para consolidar os laços de cooperação entre o Brasil e a Argentina, ampliando a base do conhecimento, de acordo com as necessidades e prioridades estabelecidas para a biotecnologia nos dois países. Suas atividades são induzidas por meio de editais de convocação, lançados de forma simultânea nos dois países, para proposição de cursos ou projetos em temas binacionais prioritários, definidos por representantes da comunidade científica dos dois países. O CBAB funciona desde 1987, no entanto, esta é a primeira vez que um de seus cursos e oferecido na Uece, demonstrando a capacidade do grupo em formar recursos humanos em nível internacional.