Portal dos Periódicos completa 13 anos com mais de 250 mil acessos

14 de novembro de 2013 - 11:41

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, participou nesta quarta-feira, 13, da cerimônia de renovação dos contratos das instituições participantes do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que nesta semana completou 13 anos. Atualmente, o portal tem mais de 36 mil títulos, com trabalhos de todas as áreas do conhecimento, disponíveis em versão integral em mais de 400 instituições, e com mais de 250 mil acessos.

O ministro da Educação falou sobre a possibilidade de transformar o Portal de Periódicos em uma biblioteca digital pública, abrangendo, inclusive, a educação básica. “O Portal deve ser um instrumento para desenvolver uma sociedade do conhecimento. É preciso permitir que todos os estudantes pesquisem a ciência em tempo real. Isso aumenta a velocidade da produção científica, bem como a qualidade”, disse.

O presidente da Capes, Jorge Guimarães, agradeceu o apoio do governo federal ao Portal de Periódicos. “Este instrumento permite maior capilaridade no acesso à informação. Ele permite que estudantes brasileiros vejam o que estudantes do mundo inteiro estão fazendo”.

Professores, pesquisadores, alunos e funcionários vinculados às instituições participantes possuem acesso livre e gratuito ao conteúdo do Portal de Periódicos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC