Polos Uece/UaB de Orós e Icó realizam palestra sobre Transtornos de Aprendizagem

29 de janeiro de 2024 - 15:26

No último mês de dezembro de 2023, ocorreu a palestra “I Palestra Formativa Sobre Transtornos Específicos de Aprendizagem e Neurodesenvolvimento”, ministrada pela psicóloga Camila Costa Soares. O evento ocorreu nos polos da Universidade Estadual do Ceará – Uece/EaD/UAB de Orós, no curso de computação e em Icó no curso de geografia, reunindo estudantes e profissionais interessados em aprimorar seu conhecimento sobre a temática para o seu contexto profissional.

O evento foi idealizado e organizado pelo professor Alexsandre Fernandes Ribeiro (Alex), contou com a autorização dos respectivos coordenadores, Emmanuel Silva Marinho (Computação) e o Davis Pereira de Paula (Geografia). Além disso, no polo de Orós contou com a ajuda do professor Flávio José Ferreira Feitosa (Coordenador do polo); professora Maria do Rosário Dias Brasil (Assistente à Docência) e a professora Maria Juvaneide Cândido (Tutora Presencial). Já no polo de Icó, contou com a ajuda da professora Glaubenir Alcântara (Tutora Presencial).

A palestra abordou de forma inovadora as dificuldades enfrentadas por profissionais da educação diante dos transtornos da aprendizagem e do neurodesenvolvimento. O intuito é preparar os participantes para lidar eficazmente com alunos neurodivergentes, considerando a crescente demanda por atenção a esses casos nas salas de aula.

Durante o encontro, foram discutidos temas como transtornos de aprendizagem, dificuldades de aprendizagem e transtornos neurodivergentes, incluindo o Autismo e TDAH. Destacou-se a relevância de compreender esses transtornos no contexto escolar, ressaltando como essa compreensão pode impactar positivamente no desempenho e no relacionamento entre alunos e professores.

Os principais objetivos da palestra foram conscientizar os participantes sobre os transtornos da aprendizagem e neurodesenvolvimento, compreender as dificuldades enfrentadas por esses indivíduos no ambiente escolar e apresentar estratégias práticas para promover a inclusão educacional.

Destacou-se ainda os diversos benefícios de compreender sobre a melhor forma de comunicação, inclusive a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), por exemplo, e como as pistas visuais são importantes para este público. Compartilhou-se estratégias para desenvolver a inclusão no ambiente escolar/educacional, incluindo a prática de dedicar um tempo para estudar quais as dificuldades daquele indivíduo e como auxiliar para que o mesmo possa compreender melhor o conteúdo ministrado, cultivando a importância da empatia para que a qualidade do aprendizado seja ampliando de forma significativa.