Plano de Atividade Docente da Uece ganha Sistema de Gestão

6 de novembro de 2020 - 18:19 # # # #

 

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio do seu Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DETIC), lança o Sistema de Gestão de Atividades Docentes (SiGAD), voltado para o acompanhamento e controle do Plano de Atividade Docente (PAD).

O PAD é um instrumento que detalha as atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão acadêmica e administrativa, planejadas pelo docente para o período de um semestre, de modo a preencher a carga horária estabelecida em seu regime de trabalho, conforme Resolução nº 1503/2019.

O novo sistema surgiu a partir da necessidade de oferecer mais clareza e transparência ao registro do planejamento das atividades docentes aprovadas em 2019. Antes do SiGAD era utilizado apenas um relatório síntese de diversos sistemas institucionais.

O Sistema de Gestão de Atividades Docentes incorporou todas as atividades incluídas na Resolução nº1503/2019, se adequa as mudanças do semestre no formato remoto, possui versão mobile, apresenta gráfico que permite melhor visualização das atividades e parte dele é aberta ao público.

“Com tecnologias mais modernas e mais seguras, o SiGAD possui melhor usabilidade, responsividade (executável em computadores e dispositivos móveis), integração com novos sistemas, identificação mais fácil da origem dos dados, adequação à resolução do PAD (2019) e com gráfico de distribuição de atividades”, destaca a diretora do DETIC/Uece, Wilda Fernandes.

O sistema é composto por três módulos: 1. de geração do PAD; 2. de frequência de professores; e 3. de gestão, sendo que os dois últimos estão em desenvolvimento e poderão ser utilizados pelo Departamento de Gestão de Pessoas (DEGEP/Uece), coordenadores de cursos, diretores e Reitoria como ferramenta de acompanhamento de atividades e de apoio a decisão por meio da geração de relatórios específicos e uso de técnicas de Business Intelligence, como explica Wilda.

Conheça o SiGAD: https://sigad.uece.br/