Placa comemorativa dos 75 anos do curso de Enfermagem é inaugurada nesta sexta

25 de maio de 2018 - 18:13

alt

O curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (Uece) completa 75 anos e, como forma de celebrar a data, placa comemorativa foi descerrada na manhã desta sexta-feira (25/05), no auditório Ms. Maria Celsa Franco. O evento faz parte da programação do XXII Enfermaio.

A história do curso de Enfermagem no Ceará nasce antes mesmo da própria Uece. Em 1943, foi criada a Escola de Enfermagem São Vicente de Paula, a terceira do País e a primeira fora do eixo Rio-São Paulo. Em 1975, a Escola foi incorporada, junto com outras unidades e faculdades, à Uece, onde permanece até os dias atuais.

alt

Durante a comemoração, o reitor da Uece, Jackson Sampaio, informou que a universidade negocia, junto ao Governo do Estado, para que a primeira turma da Residência em Enfermagem seja iniciada ainda neste ano, com o custeio das bolsas pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

Ele ressaltou ainda que a Enfermagem “é uma das áreas em que se pode fazer a carreira inteira na Uece”, com ofertas de cursos técnicos, de Graduação e de Pós-Graduação. Jackson Sampaio traçou ainda um histórico da profissão no Brasil e no mundo – no caso brasileiro, iniciado no contexto da Guerra do Paraguai.

alt

A coordenadora do curso de Enfermagem, Francisca Gomes Montezuma, falou sobre a importância da homenagem: “é uma felicidade estarmos aqui para comemorarmos essa data de crescimento e desenvolvimento de um curso que trouxe uma importante contribuição para a saúde do Estado.”

Participaram ainda do evento professores, ex-professores e alunos do curso de Enfermagem; além de uma comitiva de representantes do Centro Universitário Inta (Uninta), de Sobral, composta por: Michelle Alves Vasconcelos Ponte, pró-reitora das Carreiras de Saúde; Jander Magalhães, docente do curso de Odontologia e líder do Laboratório de Pesquisa e Universalização; Vassiliepe Arruda, professor e gestor de Pesquisa de Odontologia; e Bruno Marques Teixeira, professor do Mestrado em Biotecnologia e do curso de Medicina Veterinária. A comitiva se reuniu com o reitor Jackson Sampaio, no Gabinete da Reitoria, promovendo conversas iniciais para futuras parcerias entre as instituições.