Pierre Kaufmann da Universidade Mackenzie faz conferência na UECE

25 de março de 2009 - 09:55 #

“Progressos em Rádio-Ciências e Geodésia Espacial” é o tema da conferência do professor Pierre Kaufmann, que acontece na próxima sexta-feira, 27 de março, às 9h, no Auditório Paulo Petrola, no Campus do Itaperi. O pesquisador atende a convite da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Kaufmann atua na Escola de Engenharia – Centro de Rádio-Astronomia e Astrofísica do Instituto Presbiteriano da Universidade Mackenzie. O evento vai reunir pesquisadores, cientistas, professores, estudantes e estudiosos nessa área de Conhecimentos. O Reitor da UECE, professor Francisco de Assis Moura Araripe, preside a solenidade de abertura da conferência. Em seguida, um grupo de pesquisadores da universidade acompanha o professor Kaufmann a uma visita ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, localizado no Eusébio.

Pierre Kaufmann possui graduação e Licenciatura em Física pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Mackenzie (1961) e Doutorado em Física – Atribuído Por Notório Saber – CNPq (1970) CFE/MEC 1973 (1972). Foi Pesquisador Conferencista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, atualmente Pesquisador 1A; Professor Titular da Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998) e Pesquisador Senior, tempo parcial, da Universidade Estadual de Campinas (1989). Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências (1987). Atua nas áreas de Radiociencias, Astronomia e Astrofísica, principalmente nos seguintes temas: Rádio-astronomia, Instrumentação e sensores, Geodésia Espacial, VLBI, Física Solar, Climatologia Espacial.

Um dos aspectos importantes da visita do Dr. Pierre Kaufmann ao Ceará é com a interação das instituições de pesquisa do nosso estado, particularmente com a UECE e a FUNCEME, no uso dos dados de GPS e VLBI para estimativa de vapor d’água na atmosfera. O objetivo é melhorar a capacidade de previsão de chuvas, particularmente de eventos severos, sobre nossa região e a mesma está se tornando realidade através de dois projetos financiados pela FINEP, encabeçados pela Funceme, com a UECE como uma das co-executoras. Estes projetos são:

O programa MODELAGEM PSICO – PREVISÃO DE SISTEMAS CONVECTIVOS: OBSERVAÇÃO é coordenado pelo Prof. Dr. Alexandre Costa, do Mestrado em Ciências Físicas Aplicadas da UECE, seu objetivo é ampliar o entendimento acerca do comportamento, estrutura e evolução de sistemas convectivos sobre a costa do Ceará, combinando o uso de diferentes ferramentas: radar meteorológico, satélites meteorológicos, medidores de aerossóis, estações meteorológicas de superfície, meteorologia por GPS, modelos numéricos da atmosfera e modelos de lógica nebulosa aplicados ao reconhecimento de padrões e processamento de imagens. A principal meta do projeto é desenvolver um sistema de alerta meteorológico que incorpore de previsões de curto prazo a monitoramento e “nowcasting” e que permita guiar as ações da Defesa Civil e demais tomadores de decisão no caso de eventos meteorológicos extremos.

REPENTE – REDE DE MONITORAMENTO E PREVISÃO DE EVENTOS EXTREMOS E SEUS IMPACTOS NO NORDESTE, coordenado pelo Dr. Eduardo Sávio Martins, presidente da FUNCEME, diz que este projeto consiste em desenvolver e implementar sistemas de alertas de eventos extremos na região Nordeste do Brasil, englobando tanto os fenômenos relacionados com a escala de tempo, as grandes cheias, quanto fenômenos na escala climática, diretamente ligados à ocorrência de secas. A presente proposta, além de englobar atividades estritamente relacionadas à previsão de tempo e clima, parte essencial desse projeto, contemplará também atividades que façam uso destas previsões para avaliar os impactos em setores da sociedade que são mais sensíveis às condições de tempo e clima, em especial a agricultura e os recursos hídricos.