Pesquisadores do Ceará, Espanha e do Canadá debateram obesidade precoce na UECE

13 de agosto de 2019 - 14:35

Ciência e Inovação no Cuidado da Obesidade em Crianças e Adolescentes foi o tema do Simpósio Internacional que a Universidade Estadual do Ceará (UECE) realizou no último dia 8 de agosto, das 8h30 às 17h, no Auditório Paulo Petrola, campus Itaperi.

A palestra de abertura do simpósio, com o tema “Panorama mundial da epidemiologia da obesidade e doenças crônicas em crianças e adolescentes, foi ministrada pelo professor Luis Moreno, da Universidade de Zaragoza.

A palestrante Maria Marlene Marques Ávila, docente dos Programas de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde (PPGNS) e em Saúde Coletiva (PPSAC) da UECE, falou sobre o projeto de formação em serviço para o desenvolvimento de ações de prevenção e controle da obesidade.

O professor José Eurico Vasconcelos, da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), debateu sobre o uso da tecnologia no cuidado da obesidade em crianças e adolescentes.

O evento contou com a participação de pesquisadores locais, nacionais, integrantes de grandes estudos populacionais, bem como de pesquisadores da Universidade de Zaragoza (Espanha) e da Ryerson University (Canadá), com o objetivo de garantir uma ampla discussão sobre o cuidado precoce da obesidade.

Finalizando o Simpósio Internacional, o professor Ricardo Hugo Gonzalez, da Universidade Federal do Ceará (UFC), debateu o tema “Avaliação do comportamento de risco para obesidade em crianças e adolescentes

Na última sexta-feira, 09 de agosto, o reitor da UECE, Jackson Sampaio – recebeu a professora da Ryerson University (CAN), Margareth Zanchett, para tratar de ações do convênio bilateral internacional firmado no primeiro semestre deste ano entre as duas instituições. Dentre as atividades de internacionalização previstas na parceria estão, as experiências e contribuições nos campos do ensino, pesquisa, e extensão, os quais serão realizados em conjunto com os Programas de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde (PPGNS) e de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPSAC), ambos da UECE. Na ocasião o titular da UECE, Jackson Sampaio fez um relado sobre a dimensão da universidade.

Segundo a professora Sonia Vieira de Castro, coordenadora do Escritório de Cooperação Internacional (ECint) da UECE, no próximo ano, estão planejadas ações de mobilidade (docentes e alunos) e a realização de novos eventos científicos como, por exemplo, o Simpósio Internacional de Ciência e Inovação no Cuidado da Obesidade em Crianças e Adolescentes, ocorrido no dia 8 de agosto, já é fruto desta parceria, promovido pelo PPGNS e pelo PPSAC, foi uma iniciativa para discutir a obesidade na infância e adolescência apoiada nos resultados de importantes estudos nacionais e internacionais inserindo a tecnologia e inovação nesse contexto.

Os eventos contaram com as presenças dos professores Carla Soraya Costa Maia, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde; da vice-coordenadora, Sara Maria Lima Verde; Ariclécio Cunha de Oliveira, Marlene Marques Ávila; do chefe de Gabinete da Reitoria, Edmar Pereira Neto;  da assistente do ECint, Janaína Braga, demais professores, alunos e convidados.