Pesquisadores de todo o mundo discutem Hidrogênio e o Futuro Energético Sustentável

14 de março de 2011 - 15:39 #

Pesquisadores da França, Estados Unidos, Alemanha e de outros países chegam, a Fortaleza, para participarem do I Ciclo de Conferências: Hidrogênio e o Futuro Energético Sustentável do Estado do Ceará, que se realiza nesta terça-feira (15/03) e quarta-feira (16/03), no Auditório Central da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Campus do Itaperi. O presidente da Associação Internacional do Hidrogênio Energético (IAHE), Dr. T. Nejat Veziroglu, faz a conferência de abertura, às 9h30, desta terça-feira, sobre o tema “Saga of Hydrogen Civilization” e a de encerramento, às 16h30, do dia 16, abordando o tema “Peace and prosperity through hydrogen economy, sustainability and World Federation”.

A promoção do evento é do Mestrado em Ciências Físicas Aplicadas (MCFA), da Uece, que estima reunir cerca de 300 pessoas, vindas de várias partes do mundo, entre pesquisadores, professores, estudantes e demais estudiosos da alternativa ao uso de combustíveis fósseis. Confirmadas as presenças de representantes do Centro Nacional de Referência em Energia do Hidrogênio – CENEH, do Grupo de Trabalho de Hidrogênio do Ministério de Ciências e Tecnologia, da Câmara de Comércio Brasil/Portugal e Argentina, do empresariado nacional e internacional envolvido com a tecnologia do hidrogênio, de pesquisadores, representantes governamentais e interessados na tecnologia do hidrogênio energético.

Segundo o professor Lutero Carmo de Lima, presidente do encontro, o Estado do Ceará, devido às suas altíssimas potencialidades em termos de energias renováveis como a energia solar, energia eólica e também biomassa, não pode perder a oportunidade de estar participando no desenvolvimento das tecnologias do hidrogênio como vetor energético principalmente porque o hidrogênio irá agregar valores às energias renováveis e irá também garantir o futuro energético sustentável para o Estado do Ceará.

A programação do I Ciclo de Conferências: Hidrogênio e o Futuro Energético Sustentável do Estado do Ceará inclui ainda palestras, debates e mesas redondas abordando a geração, distribuição, segurança, normas e aplicações do hidrogênio visando o desenvolvimento energético sustentável do Estado do Ceará.

Contatos: Prof. Lutero Carmo de Lima (presidente do evento) (85) 3101-9902 / 9602-7330; Prof. Sales – Físico – (85) 3101-9905 / 8747-0940