Pesquisadores brasileiros e europeus vão se reunir em Fortaleza para debater Energia Eólica

12 de fevereiro de 2009 - 15:19 #

Sessenta pesquisadores e gestores brasileiros e europeus estarão reunidos em Fortaleza, nos dias 18, 19 e 20 de junho próximo, para participar do workshop sobre “Desenvolvimento da energia Eólica no Nordeste do Brasil: cooperação tecnológica com a União Européia”. A promoção é da Universidade Estadual do Ceará (UECE), através de seu Escritório de Cooperação Internacional, com o patrocínio do Governo do Ceará / Secretaria da Ciência e Tecnologia e Educação Superior (SECITECE). A coordenadora de Cooperação Internacional da UECE, profa. Celina Magalhães Ellery, também pró-reitora de Extensão dessa universidade, encontra-se em Brasília para uma reunião com representantes do Comitê Brasileiro de Cooperação Descentralizada e Federativa Franco-Brasileira. Na pauta, o workshop. Ainda em Brasília, será recebida pela assessora da Delegation of the European Comission in Brazil, Leonor Collor, para tratar do mesmo assunto.

Na próxima terça-feira (17/02), às 15h, será realizada uma reunião na Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), na Av. Barão de Studart, 1980, sala IV, 4º andar, quando será apresentado o projeto do workshop aos empresários cearenses. Segundo a profa. Celina Ellery, o evento visa estabelecer “diálogos setoriais” em torno da temática da energia eólica, com foco na cooperação tecnológica e no marco regulatório da energia dos ventos no Brasil. Dos 60 participantes do workshop, 30 são estrangeiros vindos da Alemanha, Espanha, Dinamarca, Holanda, Portugal e Inglaterra, países que desenvolvem trabalhos avançados na área da energia eólica. Todas as ações do evento estão sendo coordenadas institucionalmente pelo Escritório de Cooperação Internacional da UECE/SECITECE.