Pesquisadoras da Uece realizam pesquisa e seminário na Universidade de Évora, Portugal

19 de abril de 2024 - 16:29

A professora da Universidade Estadual do Ceará (Uece), vinculada ao do Centro de Educação (CED), Ana Cristina de Moraes, integrante do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE), juntamente com a doutoranda pelo PPGE, Juliane Gonçalves Queiroz realizaram entre os dias 8 e 13 de abril, uma missão formativo-investigativa em Portugal.

A partir de um convênio firmado entre a Universidade de Évora-PT e a Uece, as pesquisadoras ampliaram seu foco de pesquisa-formação para outros contextos, visando tanto proporcionar momentos formativos em turmas de licenciatura e do mestrado em educação e arte, como também promoveram m seminário acadêmico que refletiu sobre a abordagem da pesquisa-formação que explicitaram todas as investigações concluídas e em andamento de pesquisadoras(es) vinculados ao Grupo de Pesquisa Investigação em Arte, Ensino e História.

As intervenções foram relevantes para expandir as experiências investigativas no campo da formação estética de docentes, especialmente sobre os saberes estético-artísticos mobilizados em processos inovadores de formação docente em países diversos, que é o recorte temático da pesquisa em desenvolvimento da professora Ana Cristina de Moraes. E também sobre a Dança como potência artístico-estética no processo de formação inicial em cursos de Pedagogia, tese de doutorado em andamento da pesquisadora Juliane Gonçalves Queiroz.

A professora Conceição Leal da Costa, docente receptora na Universidade de Évora, possibilitou a abertura a significativos momentos formativos junto a estudantes de Licenciatura em formação de professores do ensino básico (1º e 2º Ciclos), bem como em turmas de Mestrado em Ensino de Música e Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo da Educação Básica. Nestas três turmas, as pesquisadoras brasileiras realizaram, respectivamente: apresentação de suas pesquisas e lançamento do livro ‘Literatura de Cordel em impulsos criativos na formação docente’ (2023) – de autoria de Ana Cristina de Moraes e Eloilma Moura Siqueira Macedo; visita e acompanhamento de experiência de Estágio Supervisionado na Escola Básica Quinta da Vista Alegre, em turma de 4º ano do 1º Ciclo; realização de workshop em turma de licenciatura em Formação de professores do Ensino Básico (1º e 2º ciclos), sobre Pesquisa-formação com apresentação do ‘Compartilhamento lançado a partir da obra Eu, Tu e Nós’, obra de dança, por Juliane Queiroz, com reflexões sobre Dança e Pedagogia, Arte e Educação; produção de narrativas por meio de práticas artístico-pedagógicas; compartilhamento de experiências investigativo-formativas e estético-artísticas; realização de Seminário sobre Pesquisa-Formação e produção artístico-pedagógicas em turma de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo da Educação Básica e; participação no Seminário ‘Estratégias e Metodologias Inspiradoras – A Escola da Ponte’, em evento voltado à formação de professores do Ensino Básico de Évora.

Outros aspectos de fundamental importância que estão sendo constituídos com este convênio é a possibilidade de parcerias no referente a publicações, participação em bancas avaliativas de dissertações ou teses, realização de supervisões de doutorado e pós-doutorado, em ambas as universidades e promoção de outras atividades acadêmicas como simpósios, cursos etc.