Pesquisadoras da Uece fortalecem internacionalização em missão científica no Canadá

3 de abril de 2024 - 14:33

A coordenadora do Programa de Pós-graduação em Nutrição e Saúde (PPGNS), professora Ilana Nogueira Bezerra, e a coordenadora do Curso de Nutrição, professora Sara Maria Moreira Lima Verde, estiveram em missão científica, representando a Uece, no Canadá, no período de 12 a 28 de fevereiro de 2024. Com a participação em diversas atividades e em diálogo com os pesquisadores canadenses, o resultado dessa missão foi o fortalecimento das ações de internacionalização da universidade, ampliando possibilidades de parcerias de pesquisa, mobilidade entre as instituições e desenvolvimento de soluções inovadoras para questões de saúde e nutrição do estado do Ceará.

As professoras estiveram na Toronto Metropolitan University (TMU) para fortalecimento da parceria já existente, conheceram as zonas de inovação da universidade, laboratórios de pesquisa, fizeram conexão com pesquisadores de diferentes áreas e participaram como facilitadoras do curso Evidence-based Innovation, coordenado pelo Dr. Bryan Koivisto, que esteve em Fortaleza em 2023. As professoras também se reuniram com as estudantes que estiveram na Uece juntamente com o Dr. Koivisto, dando continuidade às ações que foram realizadas no campus Itaperi.

As professoras da Uece ainda desenvolveram atividades com a mestranda do PPGNS, Melissa Mattos, que está na TMU através do edital Emerging Leaders of America (ELAP), sob a tutoria da professora Margareth Zanchetta. Houve também momento de elaboração de propostas para novos editais de pesquisa e mobilidade acadêmica.

Em Toronto, as professoras se reuniram com a staff do biobanco do Princess Margareth Cancer Hospital, abrindo outras possibilidades de parcerias para pesquisadores da Uece.

A visita também incluiu uma reunião com pesquisadores e com o escritório internacional da University of Ottawa, na busca de novas parcerias para a Uece.